Mundo

Líder xiita diz que jihadistas estão prestes a atacar Bagdá

Líder xiita afirmou que os jihadistas estão a ponto de atacar a capital iraquiana


	Membros do EI: grupos concluíram preparativos para ataque, disse líder xiita
 (AFP)

Membros do EI: grupos concluíram preparativos para ataque, disse líder xiita (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2014 às 16h55.

Najaf - O poderoso líder xiita Moqtada al-Sadr afirmou nesta sexta-feira que os jihadistas estão a ponto de atacar a capital iraquiana, e prometeu mobilizar seus combatentes para defender Bagdá.

"Grupos terroristas concluíram seus preparativos para um ataque a Bagdá", afirmou Sadr em um comunicado.

"Estamos preparados para defender a cidade, para fornecer reforços às forças de segurança e para trabalhar em coordenação com as autoridades com o objetivo de enfrentarmos qualquer cenário", acrescentou.

No fim de junho, ele havia anunciado a formação das Saraya al-Salam (Brigadas da Paz, ndlr) para defender os locais religiosos no Iraque.

Essas brigadas, criadas em resposta à ofensiva de insurgentes sunitas iniciada no dia 9 de junho, incluem ex-combatentes do Exército do Mahdi, que lutou contra as forças americanas antes de ser oficialmente dissolvido em 2008.

Os Estados Unidos fizeram nesta sexta sua primeira intervenção militar direta desde a retirada de suas tropas, em 2011, bombardeando posições dos jihadistas que ameaçam o Curdistão iraquiano e milhares de cristãos e yazidis.

Os jihadistas, que proclamaram em junho um "califado" nas regiões conquistadas no Iraque e na Síria, foram contidos em sua ofensiva a algumas dezenas de quilômetros de Bagdá. De acordo com especialistas, eles não têm um número suficiente de combatentes para atacar Bagdá.

Os principais redutos do grupo Estado Islâmico mais próximos à capital estão em Khurf al-Sakhr, 50 km ao sul; em Fallujah, 60 km a oeste, e em cidades situadas cerca de 70 km ao norte.

Acompanhe tudo sobre:BagdáEstado IslâmicoIraqueIslamismoXiitas

Mais de Mundo

Blinken preocupado com 'ações provocativas' da China nas imediações de Taiwan

Após críticas de Trump, FBI confirma que ele foi ferido por uma bala

Exército de Israel ordena novas evacuações no sul de Israel

Após conversar com chanceler de Maduro, Amorim recebe representantes da oposição neste sábado

Mais na Exame