Mundo

Kim Jong-un pode ter feito segunda visita secreta à China

Líder norte-coreano teria viajado ao país asiático para um encontro com o presidente Xi Jinping e com o objetivo de se preparar para a reunião com Trump

Kim e Xi: o líder norte-coreano visitou a China no fim de março em sua primeira viagem ao exterior desde que chegou ao poder em 2011 (KCNA/Reuters)

Kim e Xi: o líder norte-coreano visitou a China no fim de março em sua primeira viagem ao exterior desde que chegou ao poder em 2011 (KCNA/Reuters)

A

AFP

Publicado em 8 de maio de 2018 às 08h38.

Última atualização em 8 de maio de 2018 às 08h49.

Um alto funcionário norte-coreano visitou a China nos últimos dias, informaram nesta terça-feira meios de comunicação da Coreia do Sul e do Japão, que especularam sobre uma possível segunda visita do dirigente Kim Jong-un ao país em menos de 45 dias.

De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o líder de Pyongyang visitou a cidade chinesa de Dalian, próxima da fronteira com a Coreia do Norte.

O canal de televisão japonês exibiu imagens de um comboio de veículos oficiais na cidade de Dalian, assim como imagens do aeroporto que mostram dois aviões norte-coreanos, um deles do mesmo tipo que o utilizado com frequência por Kim Jong Un. As aeronaves foram filmadas nesta terça-feira quando decolando da região.

Kim teria viajado a Dalian para um encontro com o presidente chinês Xi Jinping, para preparar a reunião de cúpula com o presidente americano Donald Trump, prevista para as próximas semanas, informou a Yonhap.

O ministério chinês das Relações Exteriores não confirmou nem desmentiu a notícia. "Não tenho informações para comunicar no momento", declarou o porta-voz do ministério, Geng Shuang.

Kim visitou a China no fim de março em sua primeira viagem ao exterior desde que chegou ao poder em 2011. A viagem para Pequim, realizada de trem, permaneceu em sigilo até que o líder norte-coreano retornou a seu país.

Acompanhe tudo sobre:ChinaCoreia do NorteKim Jong-unXi Jinping

Mais de Mundo

Com margem estreita, Milei tenta aprovar pacote de reformas no Senado argentino

Às vésperas do G7, EUA anuncia mais sanções contra Rússia pela guerra na Ucrânia

Gorjetas no exterior: dicas para viajar sem estresse

Milei retira Aerolíneas e Correios de lista de privatizações para tentar aprovar Lei de Bases

Mais na Exame