Mundo

Johnson garante que Reino Unido estará fora da UE em 31 de janeiro

O primeiro-ministro britânico garantiu que negociará um acordo como "nenhum outro"

Boris Johnson: "Estaremos fora da UE e isso é o mais importante" (WPA Pool / Base de fotógrafos/Getty Images)

Boris Johnson: "Estaremos fora da UE e isso é o mais importante" (WPA Pool / Base de fotógrafos/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 15 de novembro de 2019 às 09h57.

Londres - O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, garantiu nesta sexta-feira que os britânicos deixarão a União Europeia (UE) no dia 31 de janeiro e também que está determinado a alcançar uma nova relação comercial com o bloco.

"Estaremos fora da UE e isso é o mais importante", garantiu o líder do Partido Conservador, em entrevista à emissora estatal "BBC", que faz parte da campanha para as eleições gerais do dia 12 de dezembro deste ano.

O premiê garantiu que o Brexit, como vem sendo chamado o processo de saída, permitirá ao Reino Unido atuar de uma maneira diferente, firmar acordos de livre comércio.

"Estaremos fora e isso será uma grande oportunidade para o nosso país", destacou.

Johnson, que confia em conseguir a maioria absoluta no Parlamento, nas próximas eleições, garantiu que negociará um acordo como "nenhum outro" com a União Europeia, a partir do respaldo popular.

"Não há nenhuma razão para que, entre janeiro e o fim do próximo ano, não concluiremos esse livre acordo comercial e tenhamos uma nova relação com a UE baseada em tarifas zero", explicou o primeiro-ministro.

Para o líder conservador, é importante que as empresas possam ter certeza que até o fim 2020, quando for concluída a transição do Brexit, as empresas britânicas tenham as mesmas condições de competitividade com as do bloco continental.

Ao mesmo tempo, Johnson reafirmou a defesa ao acordo de saída que negociou com a UE e garantiu esperar a aprovação do Parlamento.

"Permitirá aos britânicos recuperarem seu dinheiro, suas fronteiras, suas leis. Poderão fazer acordos de livre comércio", garantiu o primeiro-ministro.

Em pesquisa do "YouGov", o Partido Conservador aparece com 42% da preferência popular, enquanto o Trabalhista tem 28%. O Partido Liberal Democrata, que é pró-europeu, aparece em terceiro, com 15%.

Acompanhe tudo sobre:Boris JohnsonBrexitReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Foto inédita de William com os filhos, tirada por Kate, é publicada para celebrar Dia dos Pais

Exército israelense anuncia pausa diária nas operações em uma região de Gaza

Cúpula pela paz na Suíça reafirma integridade da Ucrânia, mas pede negociações com a Rússia

Brasil é 3º país mais inseguro da América do Sul, diz Global Peace Index

Mais na Exame