Mundo

Japão realizará eleições gerais em 27 de outubro

Pleito será adiantado em um ano porque Shigeru Ishiba, novo primeiro-ministro, pretende dissolver as Câmaras do país

Shigeru Ishiba, o recém-eleito líder do partido governante do Japão, o Partido Liberal Democrático (LDP) (KIM KYUNG-HOON/AFP)

Shigeru Ishiba, o recém-eleito líder do partido governante do Japão, o Partido Liberal Democrático (LDP) (KIM KYUNG-HOON/AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 30 de setembro de 2024 às 13h02.

Última atualização em 30 de setembro de 2024 às 13h11.

Tudo sobreJapão
Saiba mais

O Japão realizará eleições gerais no próximo dia 27 de outubro, graças a uma antecipação provocada pela mudança de liderança no atual partido governista, que na última sexta-feira realizou primárias internas nas quais Shigeru Ishiba foi o vencedor, o que também o torna o próximo primeiro-ministro.

"Se no dia 1º de outubro eu for validado como primeiro-ministro, formarei o governo imediatamente. Penso que é importante pedir a confiança do povo japonês, por isso irei dissolver as câmaras e haverá eleições em 27 de outubro", anunciou Ishiba em coletiva de imprensa nesta segunda-feira.

Ishiba, de 67 anos, venceu outros oito candidatos nas eleições primárias do Partido Liberal Democrata (PLD), o que o tornou o novo líder da legenda e, consequentemente, o próximo primeiro-ministro, já que no país asiático este cargo é ocupado pelo líder do partido mais votado e o PLD tem uma grande maioria parlamentar.

O novo gabinete nomeado por Ishiba, cujo novo cargo deverá ser ratificado na terça-feira na Dieta (Parlamento japonês), terá nas suas fileiras dois ex-primeiros-ministros, Hiroshi Moriyama (2020-2021) como vice-presidente do partido e Taro Aso (2008-2009) como conselheiro.

O Ministério da Defesa será chefiado por Gen Nakatani, com experiência na área, por ter atuado no mesmo cargo entre 2014 e 2016, além de ter sido chefe da Agência de Defesa, antecessora do atual ministério, em 2001.

Katsunobu Kato, ex-ministro da Saúde e considerado próximo do falecido ex-primeiro-ministro Shinzo Abe (2012-2020), será o novo ministro das Finanças.

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores do Japão será liderado por Takeshi Iwaya, ex-ministro da Defesa e ex-vice-ministro das Relações Exteriores.

Shigeru Ishiba, que anteriormente foi ministro da Defesa e da Agricultura e Pesca e secretário-geral do conservador PLD, tem uma popularidade de 52%, segundo uma sondagem publicada hoje pelo jornal japonês “Mainichi".

Acompanhe tudo sobre:JapãoEleições

Mais de Mundo

Israel avisa aos EUA que fará 'invasão limitada' do Líbano, diz jornal

Inundações no Nepal deixam pelo menos 200 mortos

Putin promete alcançar todos os 'objetivos fixados' na Ucrânia

Israel já invadiu o Líbano? Relembre o histórico de confronto entre os países