Exame Logo

J. D. Vance: "vice de Trump é escolha fraca e quase não trará votos", diz analista

Mauricio Moura avalia que ex-presidente fez opção pessoal ao selecionar companheiro de chapa

O senador J. D. Vance, um republicano de Ohio ( JEFF KOWALSKY/AFP/Getty Images)
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 15 de julho de 2024 às 17h42.

Última atualização em 15 de julho de 2024 às 17h48.

Milwaukee - A escolha de J. D. Vance como candidato a vice, feita pelo ex-presidente Donald Trump nesta segunda, 15, não atrairá novos eleitores, avalia o professor Mauricio Moura.

"Foi uma escolha muito voltada para a questão de fidelidade pessoal, e não de estratégia eleitoral, de eventualmente alcançar um grupo de eleitores que iria além do grupo mais forte de eleitores do Partido Republicano e de Donald Trump, avalia Moura, que dá aulas na universidade George Washington.

Veja também

"Eu acredito que é uma escolha que traz pouco ou quase nenhum voto", completa.

Trump dependerá do voto de eleitores independentes para ganhar as eleições em novembro. Pesquisas mostram que ele tem uma margem estreita sobre o rival o presidente Joe Biden, mas ainda não foram publicados levantamentos sobre o impacto do atentado sofrido pelo republicano no sábado.

O empresário foi confirmado como candidato republicano na Convenção Republicana nesta segunda-feira, 15. Ele está em Milwaukee e deverá fazer um discurso na quinta-feira.

Ataque a tiros contra Trump

Trump anunciou Vance por uma postagem em rede social. "J.D. tem tido uma carreira de muito sucesso nos negócios em tecnologia e finanças, focadas nas pessoas por quem lutou de forma brilhante, como os trabalhadores americanos, fazendeiros da Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Ohio, Minnesota e muito além", postou Trump, em um aceno a parte dos estados que podem decidir a eleição neste ano.

Vance deve dar uma entrevista à Fox News na noite desta segunda e fazer um discurso na convenção republicana na quarta-feira, 17.

Quem é J. D. Vance

James David Vance, de 39 anos ficou conhecido após escrever um best-seller sobre as dificuldades da classe média, que fez sucesso em 2016. Ele serviu como militar na Marinha, estudou ciência política em Ohio e depois direito em Yale.

Em 2022, Vance disputou o senado por Ohio e ganhou, no que foi sua primeira vitória eleitoral. Apesar de se apresentar como J. D. Vance, seu nome real é James Donald Bowman.

Vance já foi crítico de Trump, a quem chamou de "heroína cultural" e "repreensível". No entanto, ele mudou de postura e se aproximou do ex-presidente, que apoiou sua campanha ao Senado.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições EUA 2024

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame