Mundo

Israel aprovou quase 14.000 casas nas colônias em 9 meses

O número equivale à média de 50 novas casas aprovadas a cada dia


	Soldados israelenses em Nabi Saleh, Cisjordânia: as negociações israelense-palestinas estavam previstas para terminar em 29 de abril

	
	
 (Abbas Momani/AFP)

Soldados israelenses em Nabi Saleh, Cisjordânia: as negociações israelense-palestinas estavam previstas para terminar em 29 de abril (Abbas Momani/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2014 às 07h25.

Jerusalém - Israel aprovou a construção de 13.851 casas nas colônias da Cisjordânia e Jerusalém Oriental durante os nove meses de negociações que chegaram ao fim nesta terça-feira sem resultado, anunciou a ONG Paz Agora.

De acordo com a ONG, contrária à colonização, o número "sem precedentes" por sua amplitude equivale à média de 50 casas aprovadas a cada dia.

A Paz Agora detalha em um comunicado que, durante os últimos nove meses, as autoridades israelenses promoveram projetos para construir 8.983 residências, 6.661 nas colônias da Cisjordânia e o restante no território anexado de Jerusalém Oriental.

Paralelamente, no mesmo período foram iniciadas licitações para 4.868 casas na Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

"Estes números mostram melhor que qualquer outra coisa que o governo de Benjamin Netanyahu não foi sério durante as negociações e fez todo o possível para tornar impossível uma solução de dois Estados para dois povos", afirmou à AFP Yariv Oppenheimer, dirigente da ONG.

As negociações israelense-palestinas, retomadas em julho do ano passado com a mediação dos Estados Unidos, estavam previstas para terminar em 29 de abril.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseIsraelPalestina

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles