Inverno no EUA: relembre as tempestades de neve mais mortais dos últimos 30 anos
Cinco tempestades devastaram o país ao longo desses 30 anos
AFP
Publicado em 26 de dezembro de 2022 às 20h27.
Os Estados Unidos , devastados nos últimos dias por uma nevasca que já deixou pelo menos 47 mortos em nove estados, sofreram outras tempestades mortais nos últimos 30 anos.
Estas foram algumas delas:
- Onda de frio de 2021 -
De 13 a 19 de fevereiro de 2021, uma onda de frio atingiu os Estados Unidos da costa leste à costa oeste, passando pelo Texas e Louisiana até o sul do país, regiões com temperaturas geralmente amenas.
O frio intenso causou a morte de ao menos 70 pessoas no país, segundo veículos de imprensa americanos, e milhões de lares ficaram sem eletricidade.
A onda de frio também matou pelo menos seis pessoas no norte do México.
- "Snowzilla" em 2016 -
De 22 a 24 de janeiro de 2016, a tempestade de neve Jonas, apelidada de "Snowzilla", afetou a costa leste dos Estados Unidos, em especial Nova York, matando pelo menos 33 pessoas. Na época, mais de 11.000 voos foram cancelados.
Nova York teve a segunda nevasca mais intensa de sua história, com mais de 67 cm de neve acumulada sobre o Central Park. Já o Aeroporto Internacional Dulles, nos arredores de Washington, foi enterrado sob 56 cm de neve.
- Onda de frio de 2007 -
Em meados de janeiro de 2007, uma onda de frio acompanhada de chuva congelante e nevascas causou 42 mortes relacionadas a acidentes automobilísticos em um espaço de poucos dias em Oklahoma, Texas, Missouri, Iowa, Michigan, Nova York e Maine.
- "Nevasca 1996" -
De 7 a 9 janeiro de 1996, uma tempestade de neve deixou várias dezenas de mortos na costa leste dos Estados Unidos, a maioria em acidentes de trânsito.
A tempestade, chamada de "Nevasca 1996" pela imprensa, foi seguida por outra alguns poucos dias depois, e logo houve inundações.
Segundo o Serviço Meteorológico Nacional (NWS, na sigla em inglês), a "Nevasca 1996" causou 154 mortes diretas e indiretas em janeiro daquele ano.
- "Tempestade do século" de 1993 -
Em 13 e 14 de março de 1993, a chamada "Tempestade do século" matou 270 pessoas nos Estados Unidos, de acordo com o NWS.
A esse número somam-se 48 desaparecidos a bordo de dois cargueiros que naufragaram: um liberiano em frente de Nova Escócia (Canadá) e outro hondurenho na costa da Flórida.
Os estados da Pensilvânia, Flórida, Nova York, Carolina do Norte e Alabama foram os mais afetados pela tempestade, que paralisou a costa leste dos Estados Unidos por quase 48 horas. Também houve cinco mortes no Canadá, três em Cuba e cinco em águas internacionais na Flórida.
Por outra parte, a Flórida registrou 50 tornados, ondas de quase nove metros na costa e 1,20 metros de neve em alguns condados.
A neve e o frio também atingiram o "sul profundo": no Alabama, caíram 42 cm de neve e o termômetro registrou -16 Celsius.
Muitas pessoas, a maioria idosas, morreram de frio, agravado por uma nevasca congelante. Outros morreram de ataques cardíacos enquanto tentavam limpar neve e gelo na frente de suas casas.
LEIA TAMBÉM;