Mundo

Índia tem eleição histórica de hindu, que derrotou dinastia

Maior evento democrático do mundo terminou com triunfo de Narendra Modi e com duro golpe à disnatia Nehru-Gandhi, que dominava a política desde a independência

Apoiadora do candidato da oposição dança após saber o resultado das eleições na Índia, em Nova Déli (Anindito Mukherjee/Reuters)

Apoiadora do candidato da oposição dança após saber o resultado das eleições na Índia, em Nova Déli (Anindito Mukherjee/Reuters)

Mariana Fonseca

Mariana Fonseca

Publicado em 17 de maio de 2014 às 00h14.

São Paulo - O maior evento democrático do mundo, a eleição geral da Índia, deu a vitória ao nacionalista hindu Narendra Modi, do partido de oposição Bharatiya Janata Party (BJP). 

É o melhor resultado para qualquer partido do país nos últimos 30 anos, representando um golpe arrasador para a dinastia Nehru-Gandhi.

Ela dominava a política indiana desde a independência, em 1947, e seu partido obteve o pior resultado de sua história nas eleições de hoje.

O triunfo de Modi gerou uma série de comemorações entusiasmadas dos líderes do BJP e de seus apoiadores, com doces, danças, fogos de artifício e celebrações de pessoas de todas as idades.

Em Gujarat, seu estado de origem, Modi agradeceu à nação, dizendo que “a era das divisões políticas terminou, e de hoje em diante começa a política de união das pessoas”.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEleiçõesGovernoHindusÍndiaNarendra ModiOposição políticaPolítica

Mais de Mundo

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas

Papa celebrará Angelus online e não da janela do Palácio Apostólico por resfriado