Mundo

HQ 'Tintim no Congo' vai a julgamento acusada de racismo

Um cidadão congolês pediu a proibição da venda da história na Bélgica

A história já gerou polêmicas sobre racismo em outros países (Divulgação)

A história já gerou polêmicas sobre racismo em outros países (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2011 às 14h35.

Priorizar nos meus resultados Google

Bruxelas - A história em quadrinhos "Tintim no Congo", criada pelo cartunista belga Hergé, vai a julgamento nesta sexta-feira, isso após um cidadão congolês pedir sua retirada do mercado por supostos conteúdos racistas.

O requerente, Bienvenu Mbutu Mondondo, decidiu pedir a proibição dos quadrinhos por considerá-los "ofensivos" aos congoleses, afirmando que seu conteúdo faz "propaganda da colonização".

Por sua vez, a editora Casterman e os responsáveis pelos direitos de "Tintim no Congo" argumentaram que a história aborda uma ficção, escrita há mais de 70 anos, e deve ser interpretada como um registro daquela época.

Além da Bélgica, a obra já despertou polêmica em países como Reino Unido, França, Suécia e Estados Unidos, onde diversos órgãos e autoridades públicas solicitaram sua retirada do mercado.

Georges Prosper Rémi, mais conhecido como Hergé, escreveu "Tintim no Congo" em 1930 para narrar as aventuras do célebre jornalista em sua viagem à antiga colônia belga.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaBélgicaRacismoPreconceitosHQ – histórias em quadrinhos

Mais de Mundo

Bombardeio da Rússia mata 17 pessoas na Ucrânia; três delas eram crianças

Aeroporto de Riade suspende operações após novo ataque atribuído a houthis

'Sou tão popular que os republicanos vão vencer', diz Trump sobre Midterms

Trump critica Zelensky e diz que Ucrânia precisa 'ter um novo presidente'