Mundo

Hillary e Trump estão empatados na corrida presidencial

Em pesquisa Hilary obteve 40% de apoio, enquanto Trump ficou com 39%


	Em pesquisa Hilary obteve 40% de apoio, enquanto Trump ficou com 39%
 (Shannon Stapleton/Reuters)

Em pesquisa Hilary obteve 40% de apoio, enquanto Trump ficou com 39% (Shannon Stapleton/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2016 às 07h42.

Washington - Os dois pré-candidatos que atualmente lideram por ampla margem as primárias dos partidos Democrata e Republicano, Hillary Clinton e Donald Trump, respectivamente, estão quase empatados em intenções de voto em uma hipotética eleição para a Casa Branca, revelou nesta sexta-feira uma pesquisa elaborada pela agência Reuters e o instituto Ipsos.

Na pesquisa, que questionou os entrevistados sobre um cenário eleitoral envolvendo apenas os dois pré-candidatos, Hillary obteve 40% de apoio, enquanto Trump ficou com 39% e os 21% restantes afirmaram que estão indecisos ou que não votarão caso a eleição seja entre esses dois candidatos.

O levantamento, feito durante a última semana e que contou com 1.336 potenciais eleitores, apresenta margem de erro de três pontos percentuais, por isso os números obtidos pela ex-secretária de Estado e pelo magnata imobiliário constituem um empate técnico.

O site Real Clear Politics, que elabora uma média de todas as pesquisas publicadas, segue apontando Hillary como a grande favorita para a indicação democrata, com 52,8% de apoio, muito acima de seus dois únicos rivais, o senador independente por Vermont Bernie Sanders (33,3%) e o ex-governador de Maryland Martin O'Malley (3,8%).

Na corrida republicana, onde ainda há 12 pré-candidatos em disputa, o magnata nova-iorquino Donald Trump segue à frente com 34%, com boa margem sobre seus adversários mais próximos, o senador pelo Texas Ted Cruz (20,7%), o senador pela Flórida Marco Rubio (11,7%) e o neurocirurgião aposentado Ben Carson (10%). 

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEmpresáriosEstados Unidos (EUA)Hillary ClintonPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Drone ucraniano atinge prédio de 37 andares na Rússia; veja vídeo

Sobe para cinco o número de mortos em ataque a Mercado de Natal na Alemanha

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD