Hezbollah destaca oposição de Chávez ao imperialismo dos EUA

O Hezbollah considerou que Chávez "demonstrou que os países podem seguir seu caminho em direção à independência e ao progresso sem depender da tutela americana"

Beirute - O grupo xiita libanês Hezbollah expressou nesta quarta-feira sua "profunda dor e tristeza" pela morte do presidente venezuelano, Hugo Chávez, elogiado pelo grupo por ter construído uma sólida "barreira contra as políticas imperialistas dos Estados Unidos".

Por meio de um comunicado, o Hezbollah considerou que Chávez, que morreu ontem após uma batalha de mais de vinte meses contra um câncer, "demonstrou que os países podem seguir seu caminho em direção à independência e ao progresso sem depender da tutela americana".

Chávez "lutou pelos oprimidos e foi um defensor corajoso dos países do Terceiro Mundo e seus direitos ao progresso e à prosperidade", disse a nota.

O grupo xiita destacou o apoio de Chávez ao Líbano em sua guerra contra Israel em 2006, sua defesa da causa palestina e seu respaldo ao programa nuclear iraniano com fins pacíficos.

Além disso, expressou suas condolências à família do presidente e seu desejo de que se mantenha a "liberdade, independência e bem-estar do povo venezuelano". O Hezbollah também desejou que o governo do país sul-americano siga fazendo frente "às conspirações americanas e sionistas".

Além disso, primeiro-ministro do país árabe, Najib Mikati, e o chefe do Parlamento, Nabih Berri, enviaram telegramas de pêsames ao vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, pela morte de Chávez, informou a Agência Nacional de Notícias do Líbano.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.