Exame Logo

Há evidência de crimes de guerra de Israel, diz palestino

Ministro das Relações Exteriores palestino disse que o governo está comprometido com esforços de tornar a Autoridade Palestina em membro da corte

Riad Al-Malki: "há evidência clara de crimes de guerra cometidos por Israel que equivalem a crimes contra a humanidade" (Toussaint Kluiters/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2014 às 10h57.

Amsterdã - O ministro das Relações Exteriores palestino, Riad al-Malki, disse nesta terça-feira após uma reunião com promotores do Tribunal Penal Internacional que há "evidência cala" de que Israel cometeu crimes de guerra na Faixa de Gaza .

"Nos últimos 28 dias, há evidência clara de crimes de guerra cometidos por Israel que equivalem a crimes contra a humanidade", disse Malki a repórteres após participar de reuniões no TPI.

Veja também

Malki disse que o governo do qual faz parte está comprometido com esforços de tornar a Autoridade Palestina em membro da corte, um passo legal que daria ao TPI jurisdição sobre denúncias de crimes de guerra na região.

O TPI, criado há mais de uma década para processar indivíduos por crimes de guerra, é uma corte de última instância. Isso significa que o tribunal pode intervir somente quando um país não demonstra disposição ou não possui capacidade para conduzir uma investigação própria.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseFaixa de GazaIsraelPalestina

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame