Exame Logo

Grupo guerrilheiro da Colômbia deseja sucesso à seleção

Farc fez votos para que a seleção colombiana obtenha as vitórias que permitam unir e alegrar o coração de todos os habitantes do país

Jogadores colombianos de futebol: seleção colombiana de futebol, orientada por Pekerman, retorna ao Mundial depois de 16 anos (Leonhard Foeger/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2014 às 14h22.

Bogotá - A guerrilha das Farc enviou uma mensagem de apoio à seleção colombiana de futebol, que no sábado enfrentará a Grécia em sua estreia na Copa, e fez votos para que obtenha as vitórias que permitam unir e alegrar o coração de todos os habitantes do país.

O esquerdista grupo Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) divulgou nesta sexta-feira uma carta ao técnico da seleção, o argentino José Pekerman, e aos jogadores em sua página da Internet, a www.pazfarc-ep.org.

Veja também

"Queremos expressar nosso reconhecimento, nosso estímulo e desejo de êxito e glória nos gramados brasileiros", diz a mensagem do grupo guerrilheiro que atualmente mantém em Cuba uma negociação de paz com o governo do presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

"Expressamos nossos anseios de que novos triunfos alegrem o coração de cada compatriota. Estaremos com a seleção nos bons e maus momentos, acompanhando-os até o final", acrescentou o grupo rebelde, reiterando que está agindo em favor da paz.

As Farc mantêm desde o final de 2012 uma negociação com o governo de Santos com o objetivo de pôr fim a um conflito interno de cinco décadas, o qual deixou mais de 200.000 mortos e levou milhões de pessoas a abandonar suas casas.

A seleção colombiana de futebol, orientada por Pekerman, retorna ao Mundial depois de 16 anos. Além da Grécia, a equipe enfrentará pelo Grupo C o Japão e a Costa do Marfim.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaCopa do MundoEsportesFarcFutebol

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame