Mundo

Governo da Indonésia iniciará planos para mudar a capital em 2018

A nova capital administrativa será construída em três ou quatro anos, e Jacarta será mantida como a capital empresarial e financeira do país

Jacarta: com 40% do seu território abaixo do nível do mar, a cidade afunda 7,5 centímetros por ano (Dimas Ardian/Getty Images/Getty Images)

Jacarta: com 40% do seu território abaixo do nível do mar, a cidade afunda 7,5 centímetros por ano (Dimas Ardian/Getty Images/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 4 de julho de 2017 às 12h20.

Jacarta - O governo da Indonésia anunciou nesta terça-feira sua intenção de mudar a capital administrativa de Jacarta para outro local mais adequado do país e indicou que os preparativos começarão em 2018.

O ministro de Planejamento do Desenvolvimento Nacional, Bambang Brodjonegoro, declarou à Agência Efe que está previsto que entre 2018 e 2019 "comecem as atividades" relacionadas à transferência da sede do governo central.

Brodjonegoro se reuniu na segunda-feira com o presidente da Indonésia, Joko Widodo, para falar sobre o estudo de viabilidade e as fontes de financiamento do projeto, segundo o jornal local "Kompass".

De acordo com o governo, a nova capital administrativa será construída em três ou quatro anos, e Jacarta será mantida como a capital empresarial e financeira do país.

As autoridades ainda não revelaram onde ficará a nova capital administrativa, mas a ideia é levá-la para fora da ilha de Java, devido a sua elevada densidade demográfica.

A mudança da capital foi um projeto cogitado por vários governos desde a época de Sukarno, presidente da Indonésia entre 1945 e 1967, que propôs então a cidade de Palangkaraya, na ilha de Bornéu.

Jacarta, cujo 40% do território se encontra abaixo do nível do mar, afunda em média 7,5 centímetros por ano, segundo as últimas estimativas oficiais, ainda que sejam feitas obras para conter esse afundamento.

A capital, situada no noroeste da ilha de Java, tem uma população de cerca de dez milhões de pessoas.

Acompanhe tudo sobre:CidadesGovernoIndonésia

Mais de Mundo

Tesla reduz preços e desafia montadoras no mercado automotivo chinês

Alemanha prepara lista de bunkers e abrigos diante do aumento das tensões com a Rússia

Relatório da Oxfam diz que 80% das mulheres na América Latina sofreram violência de gênero

Xi Jinping conclui agenda na América do Sul com foco em cooperação e parcerias estratégicas