Mundo

Governo avalia participação minoritária da Cesp em projetos

Empresa poderia ser uma parceira de projetos como eólicas, usinas solares e pequenas centrais hidrelétricas


	Cabos de alta-tensão da CESP: para que a Cesp possa atuar como investidora em novos empreendimentos, no entanto, é preciso aprovação de lei na Assembleia Legislativa do Estado
 (Marcos Issa/Bloomberg News)

Cabos de alta-tensão da CESP: para que a Cesp possa atuar como investidora em novos empreendimentos, no entanto, é preciso aprovação de lei na Assembleia Legislativa do Estado (Marcos Issa/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2013 às 14h15.

São Paulo - O Secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, disse que o governo paulista, controlador da Cesp, já avalia a possibilidade de que a geradora de energia possa participar minoritariamente de novos empreendimentos do setor.

"A minha ideia é fazer a Cesp voltar a ser uma empresa investidora", disse o secretário durante palestra na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), nesta segunda-feira.

Ele acrescentou mais tarde que a ideia ainda está em avaliação. "Ela pode ser uma empresa investidora assim ... De ter a possibilidade de participar como minoritária num ou em outro empreendimento. De abrir o caminho. Nós temos que inovar", disse a jornalistas após o evento.

O secretario disse ainda que a empresa poderia ser uma parceira de projetos como eólicas, usinas solares e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), colaborando para viabilizar a geração de energia em São Paulo.

Para que a Cesp possa atuar como investidora em novos empreendimentos, no entanto, é preciso aprovação de lei na Assembleia Legislativa do Estado, segundo o secretario.

Três Irmãos A partir desta segunda, a Cesp se reúne no Rio de Janeiro com representantes da Empresa de Pesquisa Energética e da Agência Nacional de Energia Elétrica, para tratar de detalhes de como o governo federal calculou a indenização que a geradora teria a receber por investimentos não amortizados na hidrelétrica Três Irmãos.


A concessão da hidrelétrica operada pela Cesp venceu e a geradora paulista não aceitou renová-la de acordo com as regras definidas pelo governo federal no final do ano passado.

O governo federal calcula que a Cesp tenha direito a um pagamento de indenização de 1,7 bilhão de reais por investimentos não amortizados na usina, mas a Cesp já defende que tem 3,8 bilhões de reais a receber.

"Finalmente, nós vamos ter o preço. Eles vão abrir o preço deles", disse Aníbal, que espera que uma definição sobre o tema possa sair em até uma semana.

O leilão para relicitar a hidrelétrica está previsto para janeiro de 2014 e Aníbal voltou a afirmar nesta segunda-feira que a Cesp poderá disputar a concessão da usina no leilão.

Acompanhe tudo sobre:CESPEmpresasEmpresas estataisEnergia elétricaEstado de São PauloEstatais brasileirasGeração de energiaInfraestruturaServiços

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA