Governo americano fechará missão palestina em Washington, diz OLP
Decisão é a mais recente de uma série de medidas adotadas pelo governo do presidente Donald Trump contra a direção palestina
AFP
Publicado em 10 de setembro de 2018 às 09h16.
O governo dos Estados Unidos informou à direção palestina a decisão de fechar a missão palestina em Washington, anunciou o secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, que denunciou uma "escalada perigosa" nas medidas de retaliação americanas.
A decisão é a mais recente de uma série de medidas adotadas pelo governo do presidente Donald Trump contra a direção palestina, que por sua vez congelou as relações comas autoridades americanas desde que Washington reconheceu unilateralmente, em dezembro de 2017, Jerusalém como capital de Israel.
"Um alto funcionário americano nos notificou sobre a decisão de fechar a missão palestina nos Estados Unidos", afirmou Erekat, número dois da OLP.
"É uma nova demonstração da política de castigo coletivo praticada pela administração Trump contra o povo palestino, do qual já cortou a ajuda financeira para serviços humanitários, incluindo nos sectores de saúde e educação", completou Erekat.
"Esta perigosa escalada mostra que os Estados Unidos buscam desmantelar o sistema internacional para cobrir os crimes israelenses", disse.
A OLP do presidente palestino Mahmud Abbas é considerada pela comunidade internacional como o organismo que representa o povo palestino e controla a Autoridade Palestina.