Mundo

Furacão Irma deixa oito mortos e 21 feridos em St. Martin

Em declarações a uma rádio, o ministro francês do Interior, Gérard Collomb, advertiu que "os números vão, evidentemente, mudar durante o dia".

Imagens da passagem do furacão Irma por St. Martin (RCI GUADELOUPE/Reuters)

Imagens da passagem do furacão Irma por St. Martin (RCI GUADELOUPE/Reuters)

A

AFP

Publicado em 7 de setembro de 2017 às 09h10.

Última atualização em 7 de setembro de 2017 às 09h12.

O devastador furacão Irma deixou pelo menos oito mortos e 21 feridos em sua passagem pela ilha caribenha franco-holandesa de St. Martin - anunciaram os serviços de socorro franceses, nesta quinta-feira.

A ministra francesa de Ultramar, Annick Girardin, está na ilha de Guadalupe, à qual St. Martin é subordinada em termos administrativos.

Os "reforços humanos e materiais" incluem um efetivo de cerca de 200 pessoas, entre socorristas, militares, bombeiros e médicos.

Também há cães, "porque, infelizmente, vamos ter trabalho em St. Barts [uma ilha francesa vizinha de St. Martin], onde os danos são muito grandes", declarou Girardin.

A ministra comemorou que parte da pista do aeroporto de San Martín tenha sido reaberta, o que permitirá a chegada de um avião militar de reconhecimento.

Hoje, será aberta uma ponte aérea entre St. Martin e Guadalupe "para trazer o necessário e, ao mesmo tempo, transladar feridos", completou Girardin.

Em declarações a uma rádio, o ministro francês do Interior, Gérard Collomb, advertiu que "os números vão, evidentemente, mudar durante o dia" e que as informações são, por enquanto, "parciais", em função das dificuldades de comunicação entre St. Martin e St. Barts.

Do outro lado, o furacão Irma arrasou o aeroporto e o porto, deixando "inacessível" essa parte da ilha, declarou o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte.

"A ilha não está acessível neste momento, devido aos enormes danos no aeroporto e no porto", disse Rutte aos jornalistas, acrescentando que ainda não há informações de mortos na parte holandesa.

Mais de Mundo

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata uma pessoa e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros