Mundo

Fundos de emergência a bancos gregos levantam 42,85 bi de euros

Os bancos gregos utilizaram 6,6 bilhões de euros em financiamentos da Assistência de Liquidez de Emergência em novembro

Os empréstimos do BCE à Grécia caíram para 73,4 bilhões de euros (93,8 bilhões de dólares) ao final de novembro (Ralph Orlowski/Getty Images)

Os empréstimos do BCE à Grécia caíram para 73,4 bilhões de euros (93,8 bilhões de dólares) ao final de novembro (Ralph Orlowski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2012 às 16h26.

São Paulo - O fundo do Banco Central Europeu (BCE) para bancos gregos caiu perto de 900 milhões de euros em novembro, ante o mês anterior, enquanto a Assistência de Liquidez de Emergência (ELA, na sigla em inglês) do banco central grego aumentou para 42,85 bilhões de euros, segundo informações do Banco da Grécia nesta terça-feira.

Os bancos gregos utilizaram 6,6 bilhões de euros em financiamentos do ELA em novembro. O Banco da Grécia não ofereceu detalhes sobre quais bancos utilizaram a linha de crédito. O total dos financiamentos do ELA aos bancos foi de 36,25 bilhões em outubro.

Os empréstimos do BCE à Grécia caíram para 73,4 bilhões de euros (93,8 bilhões de dólares) ao final de novembro, ante os 74,3 bilhões em outubro, disse o Banco da Grécia.

Os bancos gregos perderam acesso ao mercado de atacado na esteira da crise de dívida do país, tornando-se dependente do Banco Central Europeu.

Os financiamentos do BCE às instituições gregas dobraram em 2010, alcançando 97,67 bilhões de euros no final de dezembro.

Acompanhe tudo sobre:BancosCrise gregaEuropaFinançasGréciaPiigsUnião Europeia

Mais de Mundo

Califórnia mantém motoristas de Uber e Lyft sem vínculo trabalhista

Maduro encerra campanha eleitoral apelidado de 'meu galo pinto' e culpa oposição por crise do país

A dois dias das eleições, Venezuela encerra campanha que pode tirar Maduro do poder após 11 anos

Aeroporto na França é evacuado e fechado após alerta de bomba no dia da abertura das Olimpíadas

Mais na Exame