Mundo

Exportações de América Latina e Caribe aumentaram 26% em 2011

Saída de produtos do Mercosul, Chile, México e do Mercado Comum Centro-Americano cresceu 28%, 17%, 19% e 20 %, respectivamente

Navio com importados (Joern Pollex/Getty Images)

Navio com importados (Joern Pollex/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2011 às 17h26.

Washington - As exportações da América Latina e do Caribe alcançaram um total de US$ 1,1 trilhão, com um aumento percentual similar ao registrado no ano passado, informou nesta segunda-feira o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Um estudo preliminar do comércio exterior na região apontou que as exportações intra-regionais cresceram 24%, enquanto as exportações a países de fora da região cresceram 26%.

O Setor de Integração e Comércio do BID calculou que neste ano o comércio intra-regional, como proporção do comércio total da América Latina com o mundo, ficou em 17,1%, um pouco menor que os 17,3% de 2010.

Segundo o relatório, em nível sub-regional, as exportações da Comunidade Andina lideraram o crescimento da região, com uma alta de 37% em relação aos níveis de 2010.

As exportações do Mercosul, Chile, México e do Mercado Comum Centro-Americano cresceram 28%, 17%, 19% e 20 %, respectivamente.

'As diferenças no ritmo de crescimento das exportações latino-americanas nos últimos anos respondem à estrutura das exportações de destino e por produto em cada país', destacou o relatório.

As economias do Cone Sul, acrescentou o estudo, demonstram uma dependência cada vez menor do comércio regional e uma crescente diversificação rumo às principais economias emergentes fora da região.

'A recuperação dos preços dos produtos básicos impulsionou as exportações das economias sul-americanas desde meados de 2009 até meados de 2011, em linha com a gradual recuperação da demanda internacional', continuou.

No entanto, o relatório antecipa uma desaceleração do crescimento das exportações da América Latina em 2012 como resultado da incerteza nos mercados globais e da possível redução da demanda por produtos básicos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaComércio exteriorDados de BrasilExportações

Mais de Mundo

Foto inédita de William com os filhos, tirada por Kate, é publicada para celebrar Dia dos Pais

Exército israelense anuncia pausa diária nas operações em uma região de Gaza

Cúpula pela paz na Suíça reafirma integridade da Ucrânia, mas pede negociações com a Rússia

Brasil é 3º país mais inseguro da América do Sul, diz Global Peace Index

Mais na Exame