Mundo

Expectativa econômica cai em maio na Alemanha

Berlim - As expectativas econômicas na Alemanha se deterioraram em maio, à medida que os investidores ficaram cada vez mais preocupados com o alto endividamento público e a desvalorização do euro. O instituto alemão ZEW informou que seu índice de expectativas econômicas caiu para 45,8 pontos em maio, de 53,0 em abril. O dado ficou […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Berlim - As expectativas econômicas na Alemanha se deterioraram em maio, à medida que os investidores ficaram cada vez mais preocupados com o alto endividamento público e a desvalorização do euro. O instituto alemão ZEW informou que seu índice de expectativas econômicas caiu para 45,8 pontos em maio, de 53,0 em abril. O dado ficou abaixo das estimativas dos economistas de 47,0 pontos mas acima da média histórica do indicador, de 27,4 pontos.

"O declínio no indicador de sentimento pode refletir o aumento da incerteza dos consumidores e dos investidores com relação às medidas que pretendem consolidar os orçamentos públicos na zona do euro", afirmou o presidente do instituto ZEW, Wolfgang Franz. "Outra razão para o declínio do indicador pode ser a incerteza com relação ao desenrolar dos acontecimentos com a taxa de câmbio do euro", acrescentou.

O índice que mede as atuais condições econômicas na Alemanha melhorou em maio e subiu 17,6 pontos, para -21,6 pontos, de acordo com a pesquisa feita com 275 analistas e investidores institucionais. A economia da Alemanha deverá crescer em torno de 1,5% neste ano, depois de ter registrado contração de 4,9% em 2009 - a maior queda em cerca de 60 anos. As informações são da Dow Jones.

Saiba mais sobre a Alemanha

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCâmbioCrises em empresasEuroEuropaMoedasPaíses ricos

Mais de Mundo

Apagão cibernético: Governos descartam suspeitas de ataques hacker e mantêm contatos com Microsoft

Apagão cibernético já gerou cancelamento de quase 1.400 mil voos pelo mundo; veja situação por país

António Guterres se diz "decepcionado" após Parlamento de Israel votar contra Estado palestino

Parlamento de Israel votou contra criação de Estado palestino por considerar 'ameaça existencial'

Mais na Exame