Mundo

EUA fornecem armas para o Líbano lutar contra jihadistas

Os EUA estão fornecendo armamento às forças armadas do Líbano para ajudar no combate aos jihadistas perto da fronteira síria

Carregamento de armas entregue por avião dos EUA em base militar libanesa (Anwar Amro/AFP)

Carregamento de armas entregue por avião dos EUA em base militar libanesa (Anwar Amro/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2014 às 14h29.

Beirute - Os Estados Unidos estão fornecendo armamento às forças armadas do Líbano para ajudar no combate aos jihadistas perto da fronteira síria, informou o embaixador americano em Beirute nesta sexta-feira.

As tropas libanesas enfrentaram este mês homens armados em um reduto sunita no Vale de Beeka, de maioria xiita, onde dezenas de milhares sunitas sírios se refugiram.

Os combates se intensificaram na quinta-feira, obrigando que centenas de civis apavorados abandonassem o povoado de Arsal depois que um veículo com cinco soldados foi emboscado.

O embaixador David Hale disse que seu país está oferecendo ajuda a Beirute desde que começaram os primeiros confrontos no início de agosto, quando os extremistas atacaram Arsal, deixando 19 soldados, 16 civis e dezenas de jihadistas mortos.

"Apoiar o exército libanês e outros serviços de segurança é uma prioridade dos Estados Unidos", afirmou Hale no aeroporto, durante uma breve cerimônia pela chegada de um avião C-130.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoEstados Unidos (EUA)LíbanoPaíses ricosSíria

Mais de Mundo

Crise política afeta economia da Coreia do Sul

Geórgia se prepara para a posse de um presidente com posições ultraconservadoras e antiocidentais

Ataques israelenses matam ao menos 48 pessoas na Faixa de Gaza nas últimas 24h

Yoon autorizou exército sul-coreano a atirar para impor a lei marcial, segundo MP