Mundo

EUA enviam aviões caça-submarino ao Japão em meio à tensão

Novos equipamentos fazem parte de uma campanha que vai ampliar a capacidade norte-americana de caçar submarinos e outras embarcações em águas próximas da China


	Joe Biden: chegada do primeiro P-8 aconteceu um dia antes da visita a Tóquio do vice-presidente norte-americano
 (John Vizcaino/Reuters)

Joe Biden: chegada do primeiro P-8 aconteceu um dia antes da visita a Tóquio do vice-presidente norte-americano (John Vizcaino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2013 às 07h27.

Tóquio - O primeiro avião patrulha P-8 Poseidon da Marinha dos Estados Unidos chegou ao Japão, como parte de uma campanha que vai ampliar a capacidade norte-americana de caçar submarinos e outras embarcações em águas próximas da China, num momento de tensão crescente na região.

O reforço militar norte-americano, que já estava previsto antes da criação pela China de uma zona de defesa área que cobre ilhas controladas pelo Japão e reivindicadas por Pequim, inclui seis aeronaves que serão levadas à base aérea de Okinawa este mês.

A primeira chegou no domingo, disse um porta-voz da Marinha dos EUA à Reuters. A missão nas águas a oeste do Japão será a primeira do novo avião.

O caça, construído pela Boeing sobre o avião de passageiros 737, foi idealizado para substituir o P-3 Orion, da Lockheed Martin, que está em serviço há mais de 50 anos.

A chegada do primeiro P-8 aconteceu um dia antes da visita a Tóquio do vice-presidente norte-americano, Joe Biden, numa viagem que está sendo ofuscada pela disputa territorial entre Japão e China no mar do Leste da China.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAviõesEstados Unidos (EUA)JapãoPaíses ricosTransportesVeículos

Mais de Mundo

Biden afirma que deixa EUA 'mais forte' para Trump

Tribunal da Coreia do Sul inicia julgamento de impeachment do presidente Yoon

Equipe de Trump estuda fazer alta gradativa de tarifas sobre importações com poderes emergenciais

Village People e campo de golfe: como será a posse de Trump em Washington