Mundo

Em viagem, Papa prega paz entre Turquia e Armênia

As fronteiras estão fechadas devido à inimizade entre Armênia e Turquia, devido ao massacre de armênios de 1915 orquestrado pelo extinto Império Otomano


	Armênia: inimizade entre Armênia e Turquia persiste, devido ao massacre de armênios de 1915 orquestrado pelo extinto Império Otomano
 (David Mdzinarishvili / Reuters)

Armênia: inimizade entre Armênia e Turquia persiste, devido ao massacre de armênios de 1915 orquestrado pelo extinto Império Otomano (David Mdzinarishvili / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2016 às 09h34.

Yerevan - O papa Francisco termina neste domingo sua viagem apostólica à Armênia visitando o antigo mosteiro de Khor Virap, em frente às fechadas fronteiras turcas e onde libertará dois pombos junto com o patriarca armênio Karekin II.

O ato vai acontecer às 17h (horário local, 10h em Brasília), quando Francisco e o patriarca supremo chegarem a este local, em frente ao imponente monte Ararat, símbolo do país, mas em território turco por sua perda territorial.

Além disso, estas fronteiras permanecem fechadas devido à inimizade entre Armênia e Turquia, sobretudo devido ao massacre de armênios a partir de 1915 orquestrado pelo extinto Império Otomano.

O mosteiro de Khor Vira (poço profundo) é um dos lugares mais sagrados para a Igreja Apostólica, majoritária no país, já que segundo a tradição, nele ficou fechado durante anos Gregório I, o Iluminador, responsável pela cristianização do país.

De fato, a Armênia se anuncia como a primeira nação do mundo a adotar o cristianismo como religião oficial, em 301 d.C., décadas antes de acontecer o mesmo no Império Romano.

O papa irá para o aeroporto internacional da capital armênia, Yerevan, de onde volta a Roma às 18h30 (11h30 em Brasília).

Mais de Mundo

Macron pede interrupção de envio de armas a Israel para uso em Gaza

Avião da FAB resgata 229 brasileiros no Líbano

Israel afirma estar preparando resposta ao Irã e faz novos bombardeios no Líbano

Voo de repatriação de brasileiros no Líbano chega ainda hoje em Beirute, diz FAB