Mundo

Eleições nos EUA: Imigração, o tema que pode definir o vencedor de 2024

Biden e Trump possuem abordagens diferentes para lidar com a questão, que inclui sistema de asilo com fila gigantesca e recorde de estrangeiros tentando cruzar a fronteira

Imigrantes caminham em direção à barreira na fronteira entre EUA e México entre Ciudad Juarez e El Paso, em 1 de fevereiro (John Moore/Getty Images)

Imigrantes caminham em direção à barreira na fronteira entre EUA e México entre Ciudad Juarez e El Paso, em 1 de fevereiro (John Moore/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 5 de fevereiro de 2024 às 18h35.

Última atualização em 5 de fevereiro de 2024 às 19h01.

A imigração será um dos maiores temas das eleições americanas em 2024, e os dois principais candidatos, Donald Trump e Joe Biden, têm visões bem diferentes de como lidar com a questão.

Trump foi eleito em 2016 com a promessa de endurecer as regras e fazer um muro na fronteira com o México para conter a entrada de estrangeiros. Durante seu mandato, ele construiu parte da barreira e adotou regras mais rígidas, mas parte de suas medidas foi barrada na Justiça.

Em 2020, Biden fez campanha defendendo um tratamento mais humanizado aos imigrantes e um plano de esforços para tentar resolver o problema na origem: ajudar os países da América Central, de onde partem muitos migrantes, a terem melhores condições de vida. No entanto, houve recorde de captura de migrantes na fronteira durante seu mandato, e um colapso no sistema de julgamento de pedidos de asilo.

No quinto episódio do programa "Eleições nos EUA O Caminho para a Casa Branca", Mauricio Moura, professor da Universidade George Washington e sócio do fundo Zaftra, da Gauss Capital, detalha como a questão da imigração tem se tornado um problema cada vez mais complexo de resolver e como isso vai impactar os eleitores na votação de 2024. Assista abaixo e ouça o programa também no Spotify.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Eleições EUA 2024Exame-GaussDonald TrumpJoe Biden

Mais de Mundo

Ex-advogado de Trump que diz ter pago suborno a atriz depõe em julgamento

Nova York tem um milionário a cada 24 moradores, diz estudo

Combates se intensificam em Gaza apesar do alerta dos EUA sobre risco de 'caos'

Governo Milei anuncia envio de militares ao Rio Grande do Sul

Mais na Exame