Exame Logo

Eleições na Argentina: Javier Milei felicita Macri e pede união contra a esquerda após 1º turno

Deputado ultraliberal precisará de votos de centro-direita para conseguir vencer no segundo turno

Javier Milei: candidato ficou em segundo no primeiro turno das eleições presidenciais na Argentina (Luis Robayo/AFP)
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 22 de outubro de 2023 às 23h45.

Javier Milei, candidato que ficou em segundo lugar nas eleições da Argentin a para presidente deste domingo, 22, pediu união para enfrentar a esquerda e fez acenos à centro-direita, em busca de apoio para o segundo turno, quando enfrentará o ministro da Economia, Sergio Massa.

"Não podemos permitir que o kirchnerismo siga nos afundando. Dois terços [do eleitorado] votaram contra esse governo de delinquência", discursou Milei, após a divulgação dos resultados.

Veja também

No primeiro turno, Milei teve cerca de 30% dos votos, contra 36% de Massa. O segundo turno será votado no dia 19 de novembro.

Em sua fala, Milei saudou Jorge Macri, primo do ex-presidente Mauricio Macri, que disputará o segundo turno para a prefeitura de Buenos Aires, "contra o kircnherismo, como nós", ressaltou.

Milei disse também que é hora de deixar o passado para trás e olhar para frente. Durante a campanha eleitoral, ele fez vários ataques à Patricia Bullrich, que ficou em terceiro lugar, com 23%. Agora, ele precisará dos votos dela para conseguir avançar além dos 30% que lhe foram fieis desde as primárias.

Leia mais sobre a eleição na Argentina

Acompanhe tudo sobre:Argentina

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame