Eleições mobilizam eleitorado de 120 milhões de pessoas
Informatização do pleito é demonstrada pelo número de urnas eletrônicas que serão utilizadas: 406 mil
Da Redação
Publicado em 14 de outubro de 2010 às 15h28.
As eleições municipais do próximo domingo (3/10) vão mobilizar 119,8 milhões de eleitores de 5 562 municípios brasileiros. Só não votam os eleitores do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, com pouco mais de mil eleitores, e do Distrito Federal, com 1,5 milhão, que escolhem seu governante junto com os governadores de estado. Serão empregadas 406 mil urnas eletrônicas nas mais de 359 mil seções eleitorais espalhadas pelo país.
Apenas 68 cidades poderão ter segundo turno nas eleições municipais deste ano por contarem com mais de 200 mil eleitores aptos ao pleito. Em razão disso, quatros estados não terão o segundo turno: Acre, Amapá, Roraima e Tocantins. Palmas, capital do Tocantins, é a capital com menor eleitorado entre as capitais: 112 124 pessoas estão aptas a votar em 3 de outubro. São Paulo é o estado onde haverá mais possibilidades de nova votação, pois há 19 municípios que satisfazem à condição legal para o 2º turno. O Rio de Janeiro vem em segundo lugar, com nove cidades.
Para efeito de obrigatoriedade do voto, o segundo turno é considerado uma eleição distinta. Portanto, o eleitor é obrigado a comparecer às urnas em 31 de outubro (ou justificar), tendo votado ou não na primeira fase, no dia 3 de outubro. O mesário que trabalhou no primeiro turno também deve prestar o serviço no segundo pleito.
Com informações da Agência Brasil