Mundo

Resultado parcial mostra liderança de el-Sisi no Egito

Campanha de el-Sisi disse que recebeu até agora 4,2 milhões de votos, contra 133 mil do político esquerdista Hamdeen Sabahi


	Mulher mostra o seu dedo manchado com tinta após votar, no segundo dia da eleição presidencial
 (Amr Abdallah Dalsh/Reuters)

Mulher mostra o seu dedo manchado com tinta após votar, no segundo dia da eleição presidencial (Amr Abdallah Dalsh/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2014 às 19h05.

Cairo - O resultado parcial da eleição presidencial no Egito anunciado nesta quarta-feira mostrou que o marechal reformado Abdel-Fattah el-Sissi lidera confortavelmente o pleito depois de serem conhecidos os votos de duas mil urnas.

A campanha de el-Sisi disse que recebeu até agora 4,2 milhões de votos, contra 133 mil do político esquerdista Hamdeen Sabahi.

A vitória de el-Sisi nunca esteve em dúvida, mas o marechal reformado esperava uma forte participação do eleitorado para conferir legitimidade à deposição do primeiro presidente livremente eleito, o islamita Mohammed Morsi, cujo golpe o militar liderou em julho do ano passado.

No entanto, a campanha de el-Sisi disse que o comparecimento em todo o país foi de cerca de 44%, bem abaixo dos quase 52% do pleito que elegeu Morsi.

Os partidários de el-Sisi começaram a celebrar no Cairo, com centenas de pessoas se reunindo na praça central de Tahir, berço do levante que derrubou o ditador Hosni Mubarak em 2011. Havia multidões menores em dois outros bairros da capital egípcia.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEgitoEleiçõesPolíticaPrimavera árabe

Mais de Mundo

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips