Mundo

Dilma reúne-se com aliados para se aproximar da base

Presidente recebeu líderes do PDT, PCdoB e PSB na Câmara e no Senado para tentar construir um clima de cordialidade entre os partidos

Dilma afirmou que cumprirá os acordos pactuados com as bancadas em relação à liberação das emendas individuais (Wilson Dias/ABr)

Dilma afirmou que cumprirá os acordos pactuados com as bancadas em relação à liberação das emendas individuais (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2011 às 18h15.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff recebeu em seu gabinete na noite de ontem líderes do PDT, PCdoB e PSB na Câmara e no Senado para tentar construir um clima de cordialidade com os aliados. "Dilma afirmou que não fugirá a seus compromissos com o País, com os partidos políticos e os parlamentares", relatou o líder do PSB no Senado, Antonio Carlos Valadares (SE).

Segundo Valadares, Dilma afirmou que cumprirá os acordos pactuados com as bancadas em relação à liberação das emendas individuais. Ontem a presidente anunciou a liberação imediata de uma primeira parcela no valor de R$ 1 bilhão relativas às emendas individuais. Os parlamentares reivindicam a liberação de mais de R$ 5 bilhões em emendas, valor que se viu contingenciado devido ao esforço fiscal do governo.

O líder do PDT na Câmara, deputado Giovanni Queiroz (PA), disse que se surpreendeu com a gentileza e cordialidade da presidente, que serviu caldo verde, salgados e refrigerantes aos parlamentares. O pedetista acrescentou que a presidente fez um relato sobre a conjuntura econômica mundial e afirmou que a atual crise financeira mundial deverá atingir o Brasil, mas com menos força que a crise de 2008, porque o País está "mais preparado" para enfrentá-la. Os parlamentares reclamaram da política de juros altos do governo, mas Dilma apenas ouviu as queixas, não se pronunciando sobre o assunto.

No momento em que Dilma se reunia com PDT, PCdoB e PSB, o presidente do PR, senador Alfredo Nascimento (AM), ocupava a tribuna para declarar o desligamento da sigla da base aliada ao governo no Congresso. No entanto, segundo Valadares e Queiroz, a saída do PR do governo não teria sido comentada na reunião.

Na segunda-feira, Dilma reuniu-se com lideranças do PMDB e do PT. Hoje ela almoçou com lideranças do PP, PTB e PRB. Dilma segue a receita de governabilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, promovendo encontros e liberando emendas para pacificar a base. Nas últimas semanas, aliados obstruíram votações na Câmara e ameaçaram apoiar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) contra o governo.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilGoverno DilmaCorrupçãoEscândalosFraudes

Mais de Mundo

Ataque a tiros em Israel deixa um morto e cinco feridos; suspeito é morto pela polícia

Papa Leão XIV reúne 1,2 milhão de pessoas em procissão de Corpus Christi em Madri

Nigéria resgata cerca de 360 pessoas, incluindo crianças, sequestradas por jihadistas

Eleições no Peru: país escolhe hoje seu 9º presidente em 10 anos