Mundo

Dilma elogia a África e traça semelhanças com América Latina

A presidente lembrou que os dois continentes têm vários aspectos comuns, como a busca pela superação da pobreza e da fome

Foto oficial da V Cúpula do BRICS: “o governo e o povo brasileiro têm noção da importância do continente africano na formação do povo brasileiro”, disse Dilma (Roberto Stuckert Filho/PR)

Foto oficial da V Cúpula do BRICS: “o governo e o povo brasileiro têm noção da importância do continente africano na formação do povo brasileiro”, disse Dilma (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2013 às 12h11.

Brasília – A presidente Dilma Rousseff destacou hoje (27), na 5ª Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Durban, na África do Sul, a importância de valorizar o Continente Africano que vem conquistando a credibilidade internacional ao vencer dificuldades econômicas e sociais. Dilma lembrou que a América Latina e a África têm vários aspectos comuns, como a busca pela superação da pobreza e da fome.

“Estamos unidos: Brics, América Latina e África com um crescente objetivo comum”, destacou a presidente lembrando que essas metas são: parcerias entre iguais voltadas para o “desenvolvimento entre seus povos”. “Nós vamos reduzir a distância que nos separa dos países mais avançados”, acrescentou. “O governo e o povo brasileiro têm noção da importância do continente africano na formação do povo brasileiro.”

A presidente defendeu que os esforços sejam baseados na busca da paz e solidariedade com justiça social. Dilma lembrou que a África vem “desafiando os céticos”, pois tem construído condições para a estabilidade. Ela reiterou que dos dez países com melhores perspectivas de desenvolvimento até 2015, sete são africanos.

Além de Dilma, participam da cúpula os presidentes Jacob Zuma (África do Sul), que é o anfitrião do evento, Vladimir Putin (Rússia) e Xi Jinping (China), assim como o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaAmérica LatinaBricsDilma RousseffPaíses emergentesPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Governo de Bangladesh restaura internet após protestos

Israel promete ‘revanche’ contra Hezbollah após foguete matar 12 em campo de futebol

'Farei com que se respeite o resultado eleitoral', diz Maduro após votar em Caracas

Maduro pede desculpas por impedir entrada de ex-mandatários que observariam eleições

Mais na Exame