Mundo

Cuba conclui fase municipal de eleições gerais de 2013

No segundo turno da disputa, realizado neste domingo nos municípios de Santiago de Cuba e Palma Soriano, 81,16% dos 101.871 eleitores convocados compareceram


	Bandeira de Cuba: nesses municípios foram escolhidos 89 delegados nas 332 seções eleitorais habilitadas
 (AFP)

Bandeira de Cuba: nesses municípios foram escolhidos 89 delegados nas 332 seções eleitorais habilitadas (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2012 às 22h02.

Havana - Cuba concluiu a primeira etapa das eleições gerais após designar 14.537 delegados (vereadores) às assembleias municipais do Poder Popular, processo que se encerrará em 2013 com as eleições provinciais e dos deputados ao Parlamento, informou nesta segunda-feira a Comissão Eleitoral Nacional (CEN).

No segundo turno da disputa, realizado neste domingo nos municípios de Santiago de Cuba e Palma Soriano, e a terceira votação da II Frente, 81,16% dos 101.871 eleitores convocados foram às urnas, informou o secretário da CEN, Rubén Pérez, citado pela agência estatal 'Prensa Latina'.

Nesses municípios foram escolhidos 89 delegados nas 332 seções eleitorais habilitadas.

O segundo turno de votações nestes municípios, assim como no nível das províncias Santiago de Cuba e Holguín, precisou ser adiado devido aos danos causados pelo furacão 'Sandy' há quase um mês, enquanto um empate levou a II Frente ao terceiro turno.


Segundo o secretário da CEN, a jornada eleitoral decorreu 'satisfatoriamente, com organização, disciplina e comparecimento em massa' dos eleitores.

Após finalizar essa etapa do pleito, serão constituídas as assembléias municipais e depois está prevista a nomeação e eleição dos delegados às assembleias provinciais e deputados à Assembleia Nacional do Poder Popular.

Cuba, onde o único partido legal é o comunista (PCC), realiza suas eleições municipais a cada dois anos e meio e esta é a primeira etapa do processo eleitoral geral que continuará em 2013 para escolher os membros das assembleias provinciais e os deputados do Parlamento (unicameral). EFE

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaEleiçõesPolítica

Mais de Mundo

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas