Mundo

Coreia do Sul faz teste de míssil balístico de 800 km de alcance

O sucesso do teste foi anunciado por um alto dirigente sul-coreano nesta quinta-feira

Coreia do Sul: o míssil testado tem alcance suficiente para atingir qualquer ponto da Coreia do Norte (Chung Sung-Jun/Getty Images)

Coreia do Sul: o míssil testado tem alcance suficiente para atingir qualquer ponto da Coreia do Norte (Chung Sung-Jun/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 6 de abril de 2017 às 09h09.

A Coreia do Sul testou com sucesso um míssil balístico desenvolvido no país com alcance suficiente para atingir qualquer ponto da Coreia do Norte, informou nesta quinta-feira a agência de imprensa sul-coreana Yonhap.

A Coreia do Sul, um aliado dos Estados Unidos, fechou em 2012 um acordo com Washington para triplicar o alcance de seus sistemas balísticos, o que lhe permite desenvolver mísseis de maior alcance.

"O teste foi um sucesso", disse um alto dirigente sul-coreano, citado pela Yonhap.

Um porta-voz do ministério sul-coreano da Defesa não comentou a informação.

Em junho passado, Seul disparou com sucesso um míssil de 500 km de alcance desenvolvido na Coreia do Sul e capaz de transportar uma ogiva de uma tonelada.

O teste desta quinta-feira ocorre um dia após Pyongyang disparar um míssil balístico sobre o Mar do Japão, o que os analistas interpretaram como uma advertência para o encontro entre o presidente americano, Donald Trump, e seu homólogo chinês, Xi Jinping.

Na reunião de dois dias entre Trump e Xi Jinping, em Mar-a-Lago (Flórida), que começará na próxima terça-feira, o crescente programa nuclear da Coreia do Norte estará no topo da agenda.

Acompanhe tudo sobre:ArmasCoreia do Sul

Mais de Mundo

México nega interferência política nos EUA após acusações de Trump

EUA suspende agentes do ICE após morte em Minneapolis

União Europeia avança em debate para banir redes sociais para adolescentes

Documento explica planos militares de Trump para China e América Latina