Contra Trump, Elizabeth Warren conquista grupo que apoiava Bernie
Democrata conseguiu apoio do Partido das Famílias Trabalhadoras, grupo que apoiou Bernie Sanders em 2016
Reuters
Publicado em 17 de setembro de 2019 às 10h21.
Última atualização em 26 de setembro de 2019 às 14h33.
Washington/ Nova York — A pré-candidata democrata Elizabeth Warren conquistou nesta segunda-feira o apoio do Partido das Famílias Trabalhadoras, um grupo progressista com crescente influência política que apoiava anteriormente o senador norte-americano Bernie Sanders em sua campanha de 2016 à Casa Branca.
O apoio do grupo a Warren, senadora pelo Estado de Massachusetts, reflete a crença de que "ficar sentado à beira" durante a disputa pela nomeação do Partido Democrata não é a melhor maneira de bater o presidente republicano Donald Trump em nas eleições americanas de novembro de 2020, afirmou Maurice Mitchell, diretor nacional do Partido das Famílias Trabalhadoras.
A organização composta por milhares de membros pagadores de cotas aprovou o apoio por votação após entrevistar cinco dos 20 candidatos democratas: Warren, Sanders, o ex-secretário norte-americano de Habitação Julián Castro, e o prefeito da cidade de Nova York Bill de Blasio.
O apoio a Warren vem no momento em que pesquisas de opinião mostram que ela tem ganhado força contra o principal candidato da disputa, o ex-vice-presidente Joe Biden.
Warren conseguiu quase 61% dos votos dos membros, enquanto Sanders teve quase 36%.
Mitchell disse que os eleitores progressistas enfrentam uma "escolha difícil" neste ano, mas que "Elizabeth Warren oferece uma agenda de mudanças estruturais reais".