Confirmada segunda morte pelas chuvas em SC

Mais uma morte foi confirmada e o número de cidades que decretaram situação de emergência subiu de 26 para 32 no início da noite de hoje

Florianópolis - Dados da Defesa Civil de Santa Catarina divulgados no início da noite de hoje confirmam o estrago provocado pelas quase 72 horas de chuva registradas no Estado. Mais uma morte foi confirmada e o número de cidades que decretaram situação de emergência subiu de 26 para 32 no início da noite de hoje. As prefeituras de Brusque e Rio do Sul, no Vale do Itajaí, decretaram situação de calamidade pública. A chuva cessou e a previsão indica final de semana de sol em várias regiões.

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o secretário da Defesa Civil, Humberto Viana, estiveram reunidos com o governador catarinense Raimundo Colombo hoje à tarde a pedido da presidente Dilma Roussef. Ainda não foi divulgado o montante de recursos federais que serão destinados a Santa Catarina.

De acordo com informações da Defesa Civil, pelo menos 785 mil pessoas foram afetadas em 81 municípios. O número de desalojados ultrapassa as 55 mil pessoas e o de desabrigados superou os oito mil. A cidade com o maior número de desalojados é Itajaí, no litoral norte catarinense, onde até o início da noite de hoje 17 mil pessoas estavam fora de suas casas.

Blumenau registrou o segundo maior número de moradores desalojados: 15 mil. "Retiramos as pessoas que estavam em áreas de risco porque havia a previsão de o rio atingir níveis recordes. Foi uma ação preventiva que certamente evitou que a tragédia da chuva tivesse mais registros humanos", disse o diretor da Defesa Civil do estado, major Márcio Luiz Alves.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.