Com frio extremo, pessoas patinam em canal congelado em Amsterdã
Em Amsterdã, o frio extremo congelou as águas do canal Prinsengracht, um dos canais mais simbólicos da capital holandesa
Anderson Figo
Publicado em 3 de março de 2018 às 10h53.
Última atualização em 3 de março de 2018 às 11h51.
São Paulo — Uma onda de frio incomum tem castigado a Europa nos últimos dias, com temperaturas que passam de -20ºC. Centenas de voos foram cancelados, escolas e estabelecimentos comerciais estão fechados e, em vários países, as nevascas provocaram mortes.
Em Amsterdã, o frio extremo congelou as águas do canal Prinsengracht, um dos canais mais simbólicos da capital holandesa. A camada de gelo na superfície é tão espessa que turistas e holandeses conseguiram patinar sobre ela, sem problemas.
Em pouco tempo, a internet estava tomada de vídeos e fotos de pessoas deslizando sobre lâminas pelo Prinsengracht. Turistas sem patins se arriscavam a andar pelas bordas congeladas do canal na tentativa de tirar selfies.
As autoridades holandesas alertaram para o risco da prática, especialmente porque em alguns pontos do canal a superfície de gelo pode estar mais fina, com potencial de acidente para os patinadores.
A expectativa é de que o frio continue na Europa e perca força apenas nas próximas semanas. Em Amsterdã, a previsão meteorológica indica mínimas negativas para esta semana, com máximas que não passam de 10ºC.
Essa é uma das piores ondas de frio que a Europa enfrentou nos últimos anos, e recebeu nomes diferentes no continente: no Reino Unido, tem sido chamada de "a fera do Leste", já os holandeses a chamam de "urso siberiano" e os suecos de "canhão de neve".
Veja abaixo alguns registros que foram publicados na internet com pessoas patinando no canal Prinsengracht, em Amsterdã, como este vídeo do The Guardian:
https://www.instagram.com/p/Bf0s699HOBG/?taken-at=221574059