Colômbia manda proposta de reforma política ao Congresso
O projeto do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, é uma tentativa de resposta às agências de classificação de risco Fitch e Standard & Poor's
Estadão Conteúdo
Publicado em 20 de outubro de 2016 às 17h16.
Bogotá - O governo da Colômbia entregou ao Congresso uma proposta de reforma fiscal, que eleva os impostos do país para tentar preencher o déficit orçamentário, criado por preços mais baixos do petróleo.
O projeto do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, é uma tentativa de resposta às agências de classificação de risco Fitch e Standard & Poor's que, no início deste ano, alertaram que poderiam rebaixar as notas de crédito da Colômbia, a menos que o governo encontrasse uma maneira de aumentar a receita.
"Se não fizermos essa reforma, vamos ter problemas sérios", disse o ministro das Finanças, Mauricio Cardenas, em uma entrevista coletiva. "São decisões difíceis, mas temos agido de forma responsável", completou.
A proposta de reforma aumenta a base tributária para pequenas empresas e eleva os impostos sobre alguns alimentos, de 16% para 19%.
Nas próximas semanas, o Congresso irá debater o projeto, que também visa simplificar os impostos corporativos, enquanto promete prisão para os sonegadores. Fonte: Dow Jones Newswires.