Chuvas intensas no Japão: quase 500 mil japoneses recebem alerta para deixarem suas casas
Uma mulher de 77 anos morreu em um deslizamento de terra na zona rural de Fukuoka
Agência de notícias
Publicado em 10 de julho de 2023 às 08h00.
Uma pessoa morreu e centenas de milhares receberam a recomendação de abandonar suas casas nesta segunda-feira (10) no sudoeste do Japão , depois que a agência meteorológica nacional emitiu um alerta para as "chuvas mais intensas já registradas" na região.
Uma mulher de 77 anos morreu em um deslizamento de terra na zona rural de Fukuoka, informou o corpo de bombeiros do município.
- Vai fazer frio em São Paulo? Confira a previsão do tempo da primeira semana de julho
- Recorde de frio: cidade de SP registra a menor temperatura do ano nesta terça; veja previsão
- Receita informará quem está devendo a declaração do IR; saiba como
- Lançamentos do Prime Video em julho de 2023: veja os filmes e as séries
- Mdic revisa previsão da balança comercial de 2023 e espera superávit de US$ 84,7 bi
- Morre Norma Theresa, mãe do ministro Fernando Haddad, aos 85 anos
O marido da idosa foi resgatado e levado para o hospital.
Três pessoas são consideradas desaparecidas devido a outro deslizamento de terra na cidade de Karatsu, município de Saga, vizinho de Fukuoka, informaram as autoridades locais.
Mais de 420.000 moradores dos municípios de Fukuoka e Oita receberam alertas para abandonar suas casas, com a mensagem: "Sua vida está em perigo, você deve tomar uma ação imediatamente".
Também foram emitidos alertas menos graves para os moradores de outras áreas de Fukuoka, Hiroshima, Saga, Yamaguchi e Oita, com pedidos de evacuação para áreas de risco.
A Agência Meteorológica do Japão (AMJ) advertiu que as fortes chuvas ameaçam provocar inundações e deslizamentos de terra em Fukuoka e Oita.
"Um alerta especial de chuva forte foi emitido para os municípios da província de Fukuoka. Esta é a chuva mais intensa já registrada na região", afirmou Satoshi Sugimoto, do departamento de previsões da AMJ.