Mundo

Chineses criam coletor de água movido a energia solar

Com o auxílio de células fotovoltaicas e da luz do sol, o Swater coleta a água destilada limpa a partir da condensação

O Swater, nome dado ao aparelho, ajuda a conseguir água potável.  (Divulgação)

O Swater, nome dado ao aparelho, ajuda a conseguir água potável. (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2010 às 16h21.

São Paulo - A dupla de designers chineses Chun Yen Tsao e Hsing-TanYang desenvolveu uma tecnologia capaz de ajudar as pessoas que têm dificuldades em conseguir água potável. O Swater, nome dado ao conceito, é um coletor que tem como objetivo recolher a água proveniente da condensação do ar e purificá-la através de um pequeno dispositivo que funciona com energia solar.

Com o auxílio de células fotovoltaicas e da luz do sol, o Swater coleta a água destilada limpa a partir da condensação. Medidas como essa são de extrema ajuda às pessoas que sofrem constantemente com a falta de água. Mesmo que o planeta Terra tenha 70% de sua formação composta por água, esse é um bem que já não está acessível a toda a população mundial.

A facilidade e utilidade do aparelho, que é ambientalmente correto, leva os criadores a crerem que um dia ele poderá ajudar a salvar o mundo. A tampa, em forma de sovela, tem um painel solar que gera a energia necessária para fazer funcionar o tubo de aquecimento elétrico e a luz para a esterilização da água.

O ar entra pela parte superior e libera a água em um balde, onde ela é desinfetada. Um tubo de aquecimento evapora a água de modo que ela se condensa ao lado do aparelho e depois escorre para o fundo da caçamba, destilada, desinfetada e adequada para consumo humano. A tecnologia é ideal, principalmente, para regiões áridas.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambientePreservação ambientalProdutos verdes

Mais de Mundo

Biden afirma que trégua entre Israel e Hamas está próxima apesar de bombardeios em Gaza

Biden afirma que deixa EUA 'mais forte' para Trump

Tribunal da Coreia do Sul inicia julgamento de impeachment do presidente Yoon

Equipe de Trump estuda fazer alta gradativa de tarifas sobre importações com poderes emergenciais