Mundo

China será firme se Trump manter desafio sobre Taiwan, diz mídia

Em uma entrevista com o Wall Street Journal publicada na sexta-feira, Trump disse que a política de "uma China" estava aberta para negociações

Donald Trump rompeu décadas de precedentes no mês passado ao aceitar um telefonema da presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen (Shannon Stapleton/Reuters)

Donald Trump rompeu décadas de precedentes no mês passado ao aceitar um telefonema da presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen (Shannon Stapleton/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 16 de janeiro de 2017 às 09h59.

Pequim - A China vai "tirar as luvas" e tomar ações efusivas caso o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, continue a provocar Pequim sobre Taiwan quando assumir o cargo, disseram dois jornais estatais chineses nesta segunda-feira.

Em uma entrevista com o Wall Street Journal publicada na sexta-feira, Trump disse que a política de "uma China" estava aberta para negociações.

O ministério de Relações Exteriores chinês, em resposta, disse que essa política era a fundação do relacionamento entre China e EUA, e que não é negociável.

Trump rompeu décadas de precedentes no mês passado ao aceitar um telefonema da presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, parabenizando-o pela vitória nas eleições presidenciais norte-americanas. A conversa irritou Pequim, que considera Taiwan parte da China.

"Se Trump estiver determinado a usar esta jogada quando tomar posse, um período de interações ferrenhas e nocivas será inevitável, à medida que Pequim não terá escolha a não ser tirar suas luvas", disse o jornal China Daily, publicado em inglês.

O Global Times, um influente tabloide estatal, ecoou o China Daily, dizendo que Pequim tomaria "duras contramedidas" contra a tentativa de Trump de "danificar" o príncípio de "China unificada".

Segundo o jornal, a China continental será levada a acelerar a reunificação com Taiwan e combater sem clemência aqueles que defendem a independência da ilha.

Acompanhe tudo sobre:ChinaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Taiwan

Mais de Mundo

As vitórias e derrotas de Musk desde a eleição de Donald Trump

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal