Mundo

Chefe da coalizão contra EI diz que Kobani não será tomada

Nas últimas 24 horas, a coalizão lançou oito ataques aéreos perto de Kobani, destruindo um posto de controle do EI

O coordenador da coalizão multinacional contra o Estado Islâmico (EI), o general americano da reserva John Allen (Yasser Al-Zayyat/AFP)

O coordenador da coalizão multinacional contra o Estado Islâmico (EI), o general americano da reserva John Allen (Yasser Al-Zayyat/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2014 às 16h21.

Dubai - O coordenador da coalizão multinacional contra o Estado Islâmico (EI), o general americano da reserva John Allen, declarou nesta quarta-feira que os combatentes no Curdistão iraquiano vão impedir que a cidade síria de Kobani caia nas mãos dos jihadistas.

"Não acreditamos que Kobani esteja prestes a cair nas mãos do EIIL (Estado Islâmico no Iraque e Levante, denominação usada pelo governo americano)", disse Allen em uma entrevista à emissora Al-Arabiya.

"A entrada dos combatentes peshmergas impedirá isso", acrescentou, referindo-se aos combatentes curdos do Iraque que chegarão a Kobani, pela Turquia, para se juntarem à luta contra os jihadistas.

Na expectativa da chegada dos combatentes curdos iraquianos equipados com armas automáticas e lança-foguetes, cerca de 150 membros do Exército Sírio Livre (ESL) entraram na Síria pela passagem fronteiriça de Mursitpinar, informou uma autoridade turca.

O ESL é a principal força rebelde contra o regime de Bashar al-Assad.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) confirmou a chegada de 50 homens do ESL a Kobani. A cidade se tornou símbolo da resistência ao EI, que tenta ampliar seu domínio territorial na Síria e no Iraque.

Nas últimas 24 horas, a coalizão lançou oito ataques aéreos perto de Kobani, destruindo um posto de controle do EI, segundo o Centro de Comando americano para a região (CentCom).

A tomada da cidade poderá permitir que o EI controle uma ampla faixa territorial na fronteira entre Síria e Turquia.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoEstados Unidos (EUA)IslamismoPaíses ricosSíriaSunitas

Mais de Mundo

Kamala ainda não escolheu candidato a vice-presidente, diz campanha

Kamala Harris faz suspense para escolha de vice, que deve sair até terça

Oposição da Venezuela nega que Edmundo tenha se autoproclamado presidente do país em carta

Kamala Harris vai definir vice para eleição nos EUA antes de giro por estados-chave

Mais na Exame