O chanceler venezuelano, Elías Jaua (©afp.com / Leo Ramírez)
Da Redação
Publicado em 22 de fevereiro de 2013 às 18h56.
Malabo - O chanceler venezuelano, Elías Jaua, leu nesta sexta-feira, em Malabo, uma carta do presidente Hugo Chávez de apoio à terceira cúpula América do Sul-África (ASA), que reunia nesta sexta-feira cerca de 30 chefes de Estado de ambos os continentes.
"Lamento (...), do mais profundo de meu ser, não poder estar presente fisicamente com vocês, e reiterar-lhes uma vez mais, em um sincero e eterno abraço, meu mais irrevogável compromisso com a causa da união de nossos povos", explica o presidente.
Na carta, o governante também transmite seu "amor por estes continentes que são mais do que irmãos".
Também rejeita "as múltiplas intervenções e ataques das potências do Ocidente", que, segundo ele, o continente sofreu nos últimos anos.
Chávez, que se encontra hospitalizado em Caracas, pediu para aprofundar a "cooperação Sul-Sul" e insistiu para que os países de ambos os continentes "não percam a oportunidade (...) de unificar nossas capacidades para converter nossas nações em um autêntico pólo de poder".
Em 2006, a América do Sul e a África criaram esta aliança para incentivar a cooperação e o desenvolvimento. A primeira cúpula foi realizada nesse mesmo ano, na Nigéria, e em 2009 aconteceu a segunda na Venezuela.