Mundo

Charles III é oficialmente anunciado como rei em cerimônia real

A cerimônia de adesão é um passo constitucional para apresentar o novo monarca ao Reino Unido

Rei Charles III é oficialmente anunciado como rei em cerimônia real (Yui Mok - WPA Pool/Getty Images)

Rei Charles III é oficialmente anunciado como rei em cerimônia real (Yui Mok - WPA Pool/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 10 de setembro de 2022 às 09h16.

Última atualização em 10 de setembro de 2022 às 09h21.

O rei Charles III foi oficialmente anunciado como monarca da Grã-Bretanha no sábado, em uma cerimônia cheia de pompa, de tradição antiga e simbolismo político - e, pela primeira vez, transmitida ao vivo.

Charles se tornou rei automaticamente após sua mãe, a rainha Elizabeth II, morrer na quinta-feira, mas a cerimônia de adesão é um passo constitucional e cerimonial fundamental para apresentar o novo monarca ao país.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo toda manhã no seu e-mail. Cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Dezenas de políticos do passado e do presente, incluindo a primeira-ministra Liz Truss e cinco de seus antecessores, reuniram-se nos apartamentos ornamentados do Palácio de St. James para a reunião do Conselho de Adesão.

Eles se encontraram sem Charles, confirmando oficialmente seu título, rei Charles III. O rei se juntou a eles para fazer uma declaração pessoal, prometendo seguir o "exemplo inspirador" de sua mãe ao assumir os deveres de monarca.

O novo rei aprovou formalmente uma série de ordens - incluindo uma que declara feriado no dia do funeral de sua mãe. A data do funeral de estado não foi anunciada, mas espera-se que seja por volta de 19 de setembro.

Esta é a primeira vez que a cerimônia de adesão é realizada desde 1952, quando a rainha Elizabeth II assumiu o trono.

Charles foi acompanhado na cerimônia por sua esposa Camilla, a rainha consorte, e seu filho mais velho, o príncipe William. William é agora herdeiro do trono e conhecido pelo título de Charles, Príncipe de Gales.

A cerimônia terminou com um oficial real proclamando publicamente o rei Charles III como monarca de uma sacada do palácio - uma relíquia de séculos passados, quando esta teria sido a primeira confirmação oficial que o público teve de seu novo soberano.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Rainha Elizabeth IIReino Unido

Mais de Mundo

Hezbollah anuncia lançamento de foguetes contra Israel

Governo de Javier Milei revisará indenizações às vítimas da ditadura na Argentina

Hezbollah lança ataque mais profundo a Israel em resposta à morte de um de seus membros

Mais na Exame