Mundo

Cesp convoca assembleia sobre renovação de concessões

A companhia controlada pelo governo paulista já informou anteriormente que vai questionar a composição das tarifas e a metodologia do governo federal na proposta de renovação das concessões


	Torre de transmissão de energia elétrica: se optar pela renovação antecipada, a Cesp receberá indenização de 1 bilhão de reais pelos investimentos não depreciados
 (Getty Images)

Torre de transmissão de energia elétrica: se optar pela renovação antecipada, a Cesp receberá indenização de 1 bilhão de reais pelos investimentos não depreciados (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2012 às 17h16.

Priorizar nos meus resultados Google

Rio de Janeiro - A Cesp convocou assembleia sobre renovação das concessões das UHE Ilha Solteira, Três Irmãos e Jupiá para 3 de dezembro, mas ao contrário de Eletrobras e Cteep não ofereceu aos acionistas uma orientação de voto sobre o tema.

A companhia controlada pelo governo paulista já informou anteriormente que vai questionar a composição das tarifas e a metodologia do governo federal na proposta de renovação das concessões. Analistas esperam que a companhia não renove as concessões. .

Na terça-feira, o secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Anibal, afirmou que renovar antecipadamente suas concessões elétricas nas atuais condições apresentadas pelo governo federal "é muito difícil" para a Cesp.

A estatal paulista tem mais de três quartos de sua capacidade de geração na lista de hidrelétricas sujeitas à renovação antecipada e condicionada de concessões elétricas que vencem de 2015 a 2017 --componente importante da equação do governo para redução média de 20 por cento na conta de luz no Brasil em 2013.

Se optar pela renovação antecipada, a Cesp receberá indenização de 1 bilhão de reais pelos investimentos não depreciados nas usinas Ilha Solteira e Três Irmãos.

Na terça-feira, a transmissora de energia Cteep havia informado que vai propor aos acionistas que rejeitem a renovação antecipada da concessão que vence em 2015.

A ação da companhia na Bovespa caiu 1,3 por cento nesta quarta-feira, enquanto o principal índice da Bovespa recuou 2,1 por cento.

No caso da Eletrobras, o Conselho da estatal federal decidiu que levará para assembleia de acionistas a recomendação de que o grupo renove agora os contratos que venceriam de 2015 a 2017, com base em nota técnica aprovada por sua diretoria.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEstatais brasileirasEnergia elétricaEmpresas estataisServiçosCESPEnergiaLeilões

Mais de Mundo

Itália autoriza prisão de adolescentes de 14 anos em protestos após violência nas ruas

Itamaraty critica falas de Milei sobre suposta fraude no 2º turno das eleições

Sucessão na ONU: na estreia das cédulas do veto, os três favoritos são barrados

Protestos na França impulsionam campanha de Marine Le Pen à presidência