Mundo

Cerca de 62% dos franceses deseja renúncia de Hollande

Há duas semanas, o presidente socialista tem sido muito criticado na França e sua popularidade registra um recorde de baixa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2014 às 16h01.

Paris - Cerca de 62% dos franceses querem que o presidente François Hollande renuncie antes do fim de seu mandato em 2017, mas quase a mesma proporção (61%) acredita que ele não desistirá do cargo, de acordo com uma pesquisa do instituto Ifop divulgada nesta quinta-feira pela revista Le Figaro Magazine.

Há duas semanas, apesar de uma reorganização do governo, o presidente socialista tem sido muito criticado na França e sua popularidade registra um recorde de baixa.

Na pesquisa divulgada nesta quinta-feira, foram propostas outras duas opções: a dissolução da Assembleia Nacional (Câmara Baixa) e uma mudança de primeiro-ministro, mas os entrevistados não tinham a opção "nenhuma das três alternativas".

Dos entrevistados, 54% querem que o presidente "dissolva a Assembleia Nacional" e 41% "a mudança do primeiro-ministro", um posto assumido por Manuel Valls há apenas cinco meses.

Entre os partidários do partido opositor de direita UMP e da extrema-direita Frente Nacional, a maioria se pronunciou a favor da renúncia do presidente (86% e 89%, respectivamente) e da dissolução da Assembleia (74% e 85%).

Mas 61% dos entrevistados consideram que Hollande permanecerá no cargo até o final de seu mandato (39% pensam o contrário).

A proporção é de 48% entre os eleitores do UMP e 33% da FN.

Quanto às questões econômicas, a prioridade é o poder de compra. Entre os consultados, 62% querem "novas medidas para aumentar o poder de compra dos franceses". Apenas 3% do que é a favor da manutenção da política atual.

Esta pesquisa foi realizada online através do método de quotas entre 8 e 9 de setembro e com 1.002 pessoas representativas da população francesa com mais de 18 anos.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFrançaFrançois HollandeGovernoPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame