Mundo

Casa Branca tentará marcar outra reunião entre Trump e Peña Nieto

O presidente mexicano anunciou hoje o cancelamento da visita que faria a Washington na próxima terça-feira

Casa Branca: "Buscaremos uma data para marcar algo no futuro. Manteremos as linhas de comunicação abertas", disse o porta-voz (Andrew Harrer/Bloomberg)

Casa Branca: "Buscaremos uma data para marcar algo no futuro. Manteremos as linhas de comunicação abertas", disse o porta-voz (Andrew Harrer/Bloomberg)

E

EFE

Publicado em 26 de janeiro de 2017 às 15h53.

Última atualização em 26 de janeiro de 2017 às 16h48.

Washington - A Casa Branca afirmou nesta quinta-feira que tentará marcar outra reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o chefe do governo mexicano, Enrique Peña Nieto, que anunciou o cancelamento da visita que faria a Washington na próxima terça.

"Buscaremos uma data para marcar algo no futuro. Manteremos as linhas de comunicação abertas", disse a jornalistas o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, após a decisão de Peña Nieto de suspender a viagem.

Trump ameaçou hoje cancelar essa reunião se o México não estiver disposto a pagar pelo muro que quer construir na fronteira, ao que Peña Nieto respondeu com a suspensão de sua viagem aos EUA.

"Se o México não está disposto a pagar o tão necessário muro, então seria melhor cancelar a iminente reunião (com Peña Nieto)", afirmou Trump em sua conta pessoal no Twitter.

A resposta de Peña Nieto também chegou através do Twitter. "Esta manhã informamos à Casa Branca que não comparecerei à reunião de trabalho programada para a próxima terça-feira com o @POTUS", escreveu o presidente mexicano.

No entanto, Peña Nieto reiterou a vontade do México "de trabalhar com os Estados Unidos para conseguir acordos em favor de ambas nações".

Por sua parte, Spicer insistiu hoje aos jornalistas que Trump "foi muito claro em sua intenção de construir o muro e como seria pago".

De acordo com Spicer, Trump atribui uma "grande importância" à relação com o México e, por isso, tinha convidado Peña Nieto à reunião na Casa Branca da próxima terça.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)México

Mais de Mundo

Ministro palestino diz que Israel libertará 1,2 mil prisioneiros com cessar-fogo em Gaza

Retórica expansionista de Trump põe Otan em xeque e expõe dependência militar europeia

Incêndio em Los Angeles: número de mortos sobe para 16

Consulado da Venezuela em Lisboa é atacado com artefato incendiário