Mundo

Cameron pede que Europa reforçe luta contra ebola

Primeiro-ministro britânico pediu a mobilização de pelo menos 2.000 funcionários para a área atingida pelo surto na África Ocidental


	Duas ambulâncias chegam ao hospital Carlos 3º, em Madri, com pacientes suspeitos de estarem infectados com ebola
 (Juan Medina/Reuters)

Duas ambulâncias chegam ao hospital Carlos 3º, em Madri, com pacientes suspeitos de estarem infectados com ebola (Juan Medina/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2014 às 21h42.

Londres - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, pediu que os países europeus intensifiquem os esforços para combater o vírus ebola, incluindo o levantamento de um bilhão de euros (US$ 1,3 bilhão).

Em uma carta aos líderes da União Europeia e ao Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, Cameron também pediu a mobilização de pelo menos 2.000 funcionários para a área atingida pelo surto na África Ocidental, uma maior coordenação na triagem nos pontos de entrada na Europa e o compartilhamento de informações sobre casos tratados, a fim de reduzir o risco de transmissão na UE.

Em uma reunião de líderes europeus e asiáticos em Milão na sexta-feira, Cameron descreveu o ebola como "o maior problema de saúde no mundo em uma geração" e pressionou outros países a fornecerem mais recursos na luta contra a doença.

A epidemia já provocou mais de 4.500 mortes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Reino Unido doou US$ 201 milhões para Serra Leoa e enviou 750 militares. O navio hospital da Marinha Real britânica partiu nesta sexta-feira para a Serra Leoa. Também serão levados três helicópteros e outros equipamentos para ajudar no esforço.

O governo do Reino Unido disse que o risco de contaminação para a população britânica continua baixo.

Nesta sexta-feira, o órgão de Saúde Pública da Inglaterra disse que vai estender a triagem de passageiros que entram no Reino Unido vindos dos países afetados pelo ebola na África Ocidental nos aeroportos de Manchester e Birmingham.

A triagem começou nos aeroportos de Heathrow, em Londres, nesta semana. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:DoençasEbolaEpidemiasEuropaSaúde

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país