Mundo

Brexit: Prorrogação de prazo só vale se elevar chances de acordo, diz UE

O negociador europeu afirmou que este é o momento do Reino Unido acabar com a incerteza criada pela sua falta de decisão sobre o caminho a seguir

Brexit: a UE irá votar a prorrogação das negociações do acordo (Toru Hanai/Reuters)

Brexit: a UE irá votar a prorrogação das negociações do acordo (Toru Hanai/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 19 de março de 2019 às 14h46.

Bruxelas — Uma prorrogação das negociações do Brexit para além do prazo de 29 de março só faria sentido se aumentasse as chances de o pacto já acordado ser ratificado pelo Reino Unido, disse o principal negociador para o Brexit na União Europeia, Michel Barnier, nesta terça-feira.

Barnier disse que após dois anos de negociações com o Reino Unido sobre a sua saída do bloco chegou agora o momento crucial para Londres decidir e encerrar a genuína incerteza criada pela sua falta de decisão sobre o caminho adiante.

"Uma prorrogação aumenta as chances de ratificação do Acordo de Saída? Qual seria o propósito e desfecho? Como podemos garantir que, no fim da possível prorrogação, não estejamos de volta à mesma situação em que estamos hoje?", disse Barnier emcoletiva de imprensa.

"Se Theresa May solicitar uma prorrogação perante o Conselho Europeu na quinta-feira, será para que os 27 líderes avaliem a razão e utilidade... Líderes da UE precisarão de um plano concreto do Reino Unido para conseguir tomar uma decisão fundamentada", disse ele.

Acompanhe tudo sobre:Reino UnidoBrexitUnião EuropeiaTheresa May

Mais de Mundo

Canadá reduz cota para veículos elétricos chineses após encontro em Pequim

China cria sistema digital para rastrear reciclagem de baterias de veículos elétricos

Trump elogia Corina e promete manter contato com opositora venezuelana

Governo dos EUA alerta companhias áreas sobre atividades militares na América Latina