Exame Logo

Parlamento britânico rejeita Brexit sem acordo

Com o resultado, um novo voto é esperado amanhã, 14 de março, sobre a possibilidade de extensão do prazo de saída da UE, que hoje é 29 de março

theresa-may (Reuters TV/Reuters)

Gabriela Ruic

Publicado em 13 de março de 2019 às 16h53.

Última atualização em 13 de março de 2019 às 17h03.

São Paulo - Após uma votação caótica, o Parlamento do Reino Unido rejeitou nesta quarta-feira, 13 de março, que o Brexit aconteça sem um acordo de transição, o famoso cenário “no deal”. A moção foi proposta pela primeira-ministra, Theresa May , na noite de ontem. Foram 321 votos a favor da moção que exclui o "no deal" e 278 votos contra.

Agora, a expectativa é a de que uma terceira votação aconteça nesta quinta, 14 de março, sobre a extensão no prazo previsto pelo Artigo 50 do Tratado de Lisboa e que está atualmente definido para o dia 29 de março. Se aprovada a prorrogação, no entanto, a mesma terá de ser apreciada pelos países-membros do bloco europeu.

Veja também

A votação desta quarta incluiu, ainda, a análise de duas emendas feitas pelos parlamentares à moção proposta por May. A emenda aprovada foi a que tenta rejeitar o cenário “no deal” em qualquer circunstância, mas não é bem assim.

Segundo o jornal britânico The Guardian, essa emenda não tem o poder de influenciar o governo, já que é um mero indicativo, a não ser que o governo reconheça essa possibilidade. Portanto, se não houver um acordo antes da data prevista para a saída, 29 de março, o Brexit pode, sim, acontecer sem um acordo de transição, explicou a publicação.

A decisão dos parlamentares nesta quarta-feira vem um dia depois de May sofrer uma nova e importante derrota nesse processo de divórcio. Ontem, 12 de março, o Parlamento rechaçou o acordo trazido por May de Bruxelas por 391 votos contra 242.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoTheresa May

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame