Mundo

BP diz que voltará à Líbia quando a situação for "segura" e "estável"

A petrolífera iniciou as obras de um programa de prospecção de gás e petróleo no país, mas abandonou o plano quando começaram protestos contra Kadafi

Devido à guerra civil, a produção líbia caiu de 1,6 milhão de barris diários no final de 2010 para 53 mil barris em julho, segundo a Opep (Getty Images)

Devido à guerra civil, a produção líbia caiu de 1,6 milhão de barris diários no final de 2010 para 53 mil barris em julho, segundo a Opep (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2011 às 12h53.

Londres - A companhia petrolífera britânica British Petroleum (BP) voltará à Líbia quando a situação for "segura" e "estável", afirmou à Agência Efe um porta-voz da empresa.

A petrolífera iniciou as obras de um programa multimilionário de prospecção de gás e petróleo no país africano, mas teve que abandoná-las em fevereiro quando começaram os combates entre o regime de Kadafi e os rebeldes.

"Não temos uma data determinada para voltar. Temos que esperar que as condições sejam favoráveis", disse o porta-voz da BP, que ressaltou que seu programa na Líbia estava em fase inicial, por isso que faltavam anos para que pudessem ser feitas extrações de gás e petróleo.

Todos os funcionários estrangeiros deslocados ao país africano deixaram a Líbia quando o conflito teve início, mas a companhia britânica confirmou que mantém cerca de cem empregados no terreno.

A derrocada de Kadafi pode determinar uma pronta restauração das provisões líbias de petróleo, praticamente interrompidas desde o início do conflito, em fevereiro passado.

Devido à guerra civil, a produção líbia caiu de 1,6 milhão de barris diários no final de 2010 para 53 mil barris em julho, segundo o último boletim da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Por sua vez, a Wintershall, a filial de extração de gás e petróleo da empresa alemã Basf, descartou retomar a produção na Líbia por enquanto.

Em comunicado, a Wintershall indica que "ainda é muito cedo para dizer quando, como e sob que condições" esse trabalho pode ser reiniciado.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaBPEmpresasEmpresas inglesasEnergiaIndústria do petróleoLíbiaPetróleo

Mais de Mundo

Foto inédita de William com os filhos, tirada por Kate, é publicada para celebrar Dia dos Pais

Exército israelense anuncia pausa diária nas operações em uma região de Gaza

Cúpula pela paz na Suíça reafirma integridade da Ucrânia, mas pede negociações com a Rússia

Brasil é 3º país mais inseguro da América do Sul, diz Global Peace Index

Mais na Exame