Bombardeios da Otan na Líbia matam 50 rebeldes em Brega

Integrantes das forças leais a Kadafi foram feridas nos mesmos bombardeios

Argel - Os bombardeios aéreos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) causaram nesta quinta-feira a morte de pelo menos 50 rebeldes líbios perto da cidade de Brega, ao leste de Trípoli, informou a rede de televisão "Al Arabiya".

Citando fontes de segurança, a emissora indicou que muitas outras pessoas que faziam parte das forças leais ao líder Muammar Kadafi ficaram feridas nesses bombardeios.

A "Al Arabiya" não mencionou as circunstâncias do que parecer ser um novo engano das forças aéreas da Otan em menos de uma semana.

Já a emissora catariana "Al Jazeera" assinalou que esses bombardeios causaram a morte de 5 rebeldes, enquanto a rede "BBC Árabe" citou 13 mortes entre os insurgentes perto de Ajadabiya.

No sábado passado, morreram outros 17 membros rebeldes que estavam a bordo de um ônibus na rodovia que une Brega a Ajdabiya, durante ataque dos aviões da Otan.

A cidade portuária e petrolífera de Brega e as localidades próximas são, nos últimos dias, palco de intensos combates entre as forças leais ao coronel Muammar Kadafi e os soldados revolucionários.

Há quatro dias, os rebeldes lançaram uma ofensiva para controlar esta região e conseguiram tomar seu porto de exportação de petróleo, mas 24 horas depois tiveram de se retirar justo nos limites da vizinha cidade de Ajdabiya devido a um forte contra-ataque das forças de Kadafi.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.