Mundo

Bolas de alcatrão chegam ao Texas e aumentam gastos da BP

Nova Orleans - A petroleira BP afundou ainda mais em sua crise nesta terça-feira, com a chegada de bolas de alcatrão provenientes do vazamento do Golfo do México às praias do Texas, e com o aumento dos custos exorbitantes da limpeza do litoral. Os primeiros resultados da intervenção de um gigantesco navio taiwanês que chegou […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Nova Orleans - A petroleira BP afundou ainda mais em sua crise nesta terça-feira, com a chegada de bolas de alcatrão provenientes do vazamento do Golfo do México às praias do Texas, e com o aumento dos custos exorbitantes da limpeza do litoral.

Os primeiros resultados da intervenção de um gigantesco navio taiwanês que chegou sábado na região para limpar o óleo derramado foram decepcionantes. Com o mau tempo, seguem difíceis as operações de regaste depois de 77 dias da explosão da plataforma Deewater Horizon no Golfo do México.

As águas agitadas e as tempestades de raios ameaçavam a realização de tentativas com o navio "Una Ballena": os resultados não foram "conclusivos por causa do mar agitado", lamentou Bob Graham, porta-voz da empresa taiwanesa proprietária da embarcação, TMT Shipping.

Enquanto isso, bolas de alcatrão encontradas na espuma de Galveston (Texas) foram analisadas. O resultado comprovou que o material procedia do derrame de petróleo da BP, mas o que ainda não foi confirmado é se o derivado partiu do lugar do vazamento há centenas de quilômetros ou se escapou de um dos barcos que participam das operações de recuperação do combustível fóssil no golfo.

Na segunda-feira, a BP informou ter gastado mais de 3 bilhões de dólares em operações de limpeza. O governo britânico anunciou nesta terça-feira que estava preparando um plano de contingência para uma eventual falência da petroleira britânica por causa dos enormes custos da pior catástrofe ambiental da história dos Estados Unidos, segundo publicou o diário The Times desta terça.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEstados Unidos (EUA)OceanosPaíses ricosPetróleoPoluição

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua